Auditoria do sistema de votação eletrônica para escolha do reitor atesta conformidade do Sistema Helios Voting
Na sexta-feira (3/5), membros dos conselhos superiores da UFLA - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Conselho Universitário (CUNI) e Conselho de Curadores - receberam o relatório da auditoria do sistema de votação eletrônica da UFLA. A auditoria foi realizada a pedido do Colégio Eleitoral da Universidade, para verificar a conformidade da votação eletrônica para a consulta pública que subsidiou o processo de organização da lista tríplice para escolha do reitor(a) na gestão 2024-2028.
Foram definidos três objetivos genéricos de um possível ataque: impedir a realização da eleição; quebrar o sigilo da eleição; e interferir no resultado da eleição. Com base nas informações levantadas, analisadas e apresentadas, concluiu-se não haver qualquer evidência que aponte irregularidades durante todo o processo.
A consulta pública foi realizada no dia 22 de novembro de 2023, de forma remota e eletrônica, utilizando o sistema Helios Voting, conforme decisão do CUNI. O sistema foi instalado, customizado para a língua portuguesa, configurado e disponibilizado pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UFLA (DGTI/UFLA). O sistema de votação eletrônica possibilitou um expressivo aumento da participação acadêmica, que alcançou um total de 5725 votantes, tornando a 7ª consulta pública a mais expressiva da história da Universidade, tanto em votos absolutos, quanto em votos percentuais.
A equipe de auditoria foi composta por dois professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Maurício Cunha Escarpinati e Rodrigo Sanches Miani, e dois professores da UFLA, Joaquim Quinteiro Uchôa e Paulo Afonso Parreira Júnior. O termo de cooperação, que permitiu a atuação dos auditores externos, foi assinado no dia 1º de abril de 2024, quando os trabalhos oficiais foram iniciados.
O trabalho da auditoria focou suas atenções na investigação dos registros envolvidos na execução do sistema Helios Voting durante o período da Consulta Eleitoral e na busca por quaisquer evidências que pudessem apontar incoerências no seu funcionamento. Dentre as atividades, foi realizada a análise de toda a documentação relativa ao processo, incluindo o relatório final da Comissão Organizadora da Consulta Pública.
Como parte do relatório, a equipe de auditores sugeriu alguns pontos que podem tornar o uso do sistema Helios Voting ainda mais transparente para a comunidade universitária da UFLA em futuras consultas públicas e eleições. Entre os apontamentos, a menção de que a expertise da equipe da DGTI/UFLA no tema poderia ser aproveitada, por exemplo, para oferta do serviço de votação eletrônica para outras instituições.
O tema inclusive foi objeto de análise do artigo "Universidade e Democracia: aprimoramento no processo e na infraestrutura computacional do sistema de votação eletrônica Helios Voting para garantir a inclusão e a segurança nas eleições da UFLA", aprovado para apresentação no Workshop de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior 2024, que será realizado em São Paulo, no dia 5/6.
Clique para acessar o relatório da auditoria