Pesquisa com participação da UFLA é premiada no SNBU e revela baixa presença de mulheres negras em corpos editoriais
O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2025), realizado de 17/11 a 20/11 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reconheceu um trabalho que lançou luz sobre a presença de mulheres negras nos espaços editoriais da produção científica brasileira.
Um dos autores do estudo é o bibliotecário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Baltazar José" em parceria com Sarah Cristina e Nelson Marcos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Diogo Manoel, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa, intitulada “Presença de mulheres negras nos corpos editoriais de periódicos Qualis A1-A4 de Biblioteconomia e Ciência da Informação”, analisou essa representatividade em periódicos classificados nos estratos mais elevados do sistema Qualis, e foi destaque entre os trabalhos apresentados no evento. O grupo recebeu o prêmio na categoria Melhores Trabalhos Apresentados do XXIII SNBU 2025, reforçando a importância do tema para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, e para o debate sobre diversidade na comunicação científica.
O SNBU é considerado o principal encontro brasileiro da área, reunindo bibliotecários, gestores, pesquisadores e estudantes de instituições de todo o País em torno de discussões sobre inovação, políticas de informação e desafios contemporâneos das bibliotecas universitárias.
O reconhecimento reforça a relevância de estudos que investigam desigualdades estruturais e incentivam práticas editoriais mais inclusivas na produção científica nacional, abrindo espaço para novas abordagens e debates nas universidades.


