O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
“EU QUERO MEU CELULAR”

Estudo da UFLA propõe caminhos para uso equilibrado das tecnologias digitais na infância

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quinta, 13 Março 2025 12:35 | Última Atualização: Quinta, 13 Março 2025 12:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

Cada vez mais, as tecnologias digitais estão precocemente presentes no cotidiano das crianças. Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA) revelou que o uso excessivo de telas, como celulares, tablets e notebooks, pode afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem, a memória e a atenção das crianças, além de influenciar suas habilidades motoras e sociais no ambiente escolar. O estudo também aponta caminhos para que o uso das telas seja feito de forma equilibrada.

Na literatura especializada, especialmente em estudos neurocientíficos, o excesso de uso de telas já tem sido apontado como algo prejudicial ao desenvolvimento integral da criança, sendo tratado como um problema de saúde pública. Com o objetivo de entender as influências do uso precoce de tecnologias digitais no desenvolvimento e na adaptação inicial de crianças na Educação Infantil, os pesquisadores coletaram os dados por meio de observações em salas de aula e entrevistas semiestruturadas.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.