Estudo da UFLA propõe caminhos para uso equilibrado das tecnologias digitais na infância
Cada vez mais, as tecnologias digitais estão precocemente presentes no cotidiano das crianças. Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA) revelou que o uso excessivo de telas, como celulares, tablets e notebooks, pode afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem, a memória e a atenção das crianças, além de influenciar suas habilidades motoras e sociais no ambiente escolar. O estudo também aponta caminhos para que o uso das telas seja feito de forma equilibrada.
Na literatura especializada, especialmente em estudos neurocientíficos, o excesso de uso de telas já tem sido apontado como algo prejudicial ao desenvolvimento integral da criança, sendo tratado como um problema de saúde pública. Com o objetivo de entender as influências do uso precoce de tecnologias digitais no desenvolvimento e na adaptação inicial de crianças na Educação Infantil, os pesquisadores coletaram os dados por meio de observações em salas de aula e entrevistas semiestruturadas.
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