DIVULGAÇÃO

6º Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher premia estudantes do Ensino Médio e da Graduação - inscrições até 31/10

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 16 Setembro 2024 17:07 | Última Atualização: Quarta, 18 Setembro 2024 14:51

A Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC) abriu o período de inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher, premiação que reconhece e homenageia as cientistas brasileiras que se destacam em suas áreas de atuação. Nesta edição, também serão homenageadas as meninas estudantes do ensino médio e jovens graduandas com o potencial para uma carreira científica de sucesso.

Para participar, as estudantes interessadas deverão realizar a inscrição por meio de formulário até o dia 31/10. É importante também atentar-se aos critérios de seleção que estão disponíveis no edital da categoria. Serão distribuídos seis prêmios na categoria “Meninas na Ciência”, sendo três prêmios para estudantes do Ensino Médio, e  três prêmios para estudantes da Graduação. O anúncio das contempladas ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2025, e a premiação será entregue no dia 11 de fevereiro, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Criado em 2019, o prêmio leva o nome de Carolina Martuscelli Bori, a primeira mulher a presidir a SBPC, de 1986 a 1989, e que neste  ano completaria 100 anos de nascimento. Carolina destacou-se por sua luta por políticas e investimentos em desenvolvimento científico durante o regime militar, um dos períodos mais desafiadores da história do Brasil. Durante a redemocratização do país, em sua gestão como presidente da SBPC, ela foi uma defensora incansável da democracia e também da divulgação e popularização da ciência, utilizando programas de rádio e conferências para aproximar o conhecimento científico da população. Carolina Bori faleceu em 2004, mas seu legado permanece como uma inspiração para a ciência brasileira.

Em 2029, por serem comemorados os dez anos de criação da Premiação, a SBPC já prepara uma celebração especial que será realizada com todas as homenageadas.

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Ana Eliza Alvim - jornalista Dcom.