PRÊMIO JABUTI

Livro com participação de pesquisador da UFLA é 1º lugar na categoria Química e Materiais no Prêmio Jabuti Acadêmico

Escrito por Mayara Mesquita. Revisão: Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 09 Agosto 2024 16:29 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2024 10:37

O livro intitulado “Eletrofiação e nanofibras: Fundamentos e aplicações”, que foi escrito com a participação do professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EEng/UFLA) Juliano Elvis de Oliveira, consagrou-se como vencedor na categoria Química e Materiais no 1º Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 6/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube

Juliano foi responsável pela elaboração do capítulo "Produção em larga escala de fibras por eletrofiação e outros métodos alternativos", e contou com a colaboração de sua ex-orientada do Programa de Pós-graduação em Agroquímica (PPGAQ/UFLA) Aline Moreira de Alcântara. A publicação foi organizada por Luiza Amim Mercante e Daniel Souza Corrêa, e também teve a participação de outros pesquisadores de diversas universidades.

A coletânea, que pode ser acessada gratuitamente pelo site da Editora Atena, aborda a aplicação de nanofibras eletrofiadas no desenvolvimento de tecnologias para setores diversos, como meio ambiente, alimentos, medicina, fotônica e energia. O capítulo escrito pelos pesquisadores da UFLA aborda o desenvolvimento de sistemas capazes de produzir fibras com alto rendimento, uma demanda cada vez mais urgente do setor produtivo para aplicações diversas na medicina, agronegócio e energias renováveis, que requer a solução de muitos desafios e obstáculos.

O professor Juliano expressou sua felicidade com a conquista e por ter participado da elaboração do livro: “Esse reconhecimento indica a qualidade de nossos programas de pós-graduação e o grande potencial da interface entre a engenharia de materiais e a química. Também gostei muito do tema do livro, pois é o primeiro em nosso idioma envolvendo as nanofibras poliméricas, que foram o tema de minha tese de doutorado e agora o tema da dissertação da Aline.”

O Prêmio Jabuti Acadêmico, que contempla 29 categorias, está em sua primeira edição. É dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, com o objetivo de valorizar e reconhecer a excelência, além de divulgar os autores e editores que atuam nessas áreas no Brasil. Além do livro “Eletrofiação e nanofibras: Fundamentos e aplicações”, a publicação “O jogo e a estética do movimento”, escrito em coautoria pelo professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Kleber Tüxen Carneiro, concorreu ao Prêmio na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, e esteve entre os cinco finalistas.