PREMIAÇÃO

Livros escritos com a participação de docentes da UFLA são finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 29 Julho 2024 10:01 | Última Atualização: Segunda, 29 Julho 2024 16:30

Duas publicações com a participação de professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão entre as finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024. O livro “O jogo e a estética do movimento”, escrito em coautoria pelo professor Kleber Tüxen Carneiro e pelos professores Jeferson José Moebus Retondar e Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), concorre na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Já o livro "Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações", que inclui o capítulo "Produção em larga escala de fibras por eletrofiação e outros métodos alternativos", escrito pelo professor Juliano Elvis de Oliveira, sua orientada Aline Moreira de Alcantara e pesquisadores de outras universidades, está entre os cinco finalistas da categoria Química e Materiais.

O livro “O jogo e a estética do movimento” pretende suscitar as noções de jogo e estética do movimento, de modo a fomentar outras possibilidades de se (re)pensar a relação entre estética e movimento, na medida em que o espírito lúdico (o baluarte tanto do jogo quanto do esporte) evoca uma reconceptualização para o entendimento de estética, como uma experiência profundamente significativa para quem a realiza, conquanto não sendo traduzível em sua totalidade pela razão (na acepção kantiana), em virtude da condição inebriante, ou estado (subjetivo) de arrebatamento, no qual o sujeito se encontra enredado no ato criador.

eletrofiacao capaPor sua vez, a coletânea "Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações" explora diversas aplicações das nanofibras eletrofiadas no desenvolvimento de tecnologias para setores diversos, como meio ambiente, alimentos, medicina, fotônica e energia. O capítulo escrito pelos pesquisadores da UFLA aborda o desenvolvimento de sistemas capazes de produzir fibras com alto rendimento, uma demanda cada vez mais urgente do setor produtivo para aplicações diversas na medicina, agronegócio e energias renováveis, que requer a solução de muitos desafios e obstáculos.

Esta é a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado pela Câmara do Livro, com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para reconhecer e premiar os esforços de autores e editores dedicados à produção científica e acadêmica. Trata-se de uma nova categoria do Prêmio Jabuti, que foi instituído em 1958 e atualmente é considerado um das principais distinções literárias do País.

O Prêmio Jabuti Acadêmico está organizado em dois eixos principais: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais. No total, são 29 categorias acadêmicas específicas. Os cinco finalistas, em cada categoria, serão anunciados no dia 18/7.

Confira todos os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024