A carreira de mulheres influencers: estudo aponta para riscos de precarização do trabalho
Ser influencer é tão fácil assim? Diante de dilemas observados e da participação majoritária de mulheres como influenciadoras digitais, atrelada a mudanças na atuação delas no mercado de trabalho nas últimas décadas, a pesquisadora Ananda Silveira Bacelar viu-se estimulada a realizar um estudo sobre o tema durante o seu mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ela buscou compreender como é realizada a construção da carreira de influenciadoras digitais na plataforma Instagram, nos nichos de moda e fitness.
A carreira de influenciadora digital é uma forma de trabalho que ainda não está regulamentada por legislação, embora esteja reconhecida como profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Em 2022, teve início a tramitação, no Congresso Nacional, de um Projeto de Lei (PL 2347/2022), para que a atividade profissional de influenciador digital seja regulamentada no âmbito Federal.
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