As mais ouvidas: Pesquisa analisa o desenvolvimento de preferências por gêneros musicais
Que estilo de música é o seu favorito? Funk, sertanejo, MPB ou algum outro? Você já parou para refletir sobre a maneira pela qual começou a ouvir e a gostar de um ou vários gêneros musicais? Com o objetivo de compreender como as pessoas podem desenvolver o gosto musical e realizar práticas de consumo associadas a ele, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Administração realizaram um estudo, e publicaram na Revista Brasileira de Marketing (Remark) o artigo “Por uma Partitura Integradora: Orquestrando a Prática e o Gosto no Consumo Musical”.
Ao analisar diversos estudos na literatura relacionada ao consumo sociocultural, os pesquisadores verificaram que algumas atividades de consumo contribuem para gerar gosto por um gênero musical, e, da mesma forma, o gosto que é desenvolvido nesse processo também pode incentivar que os indivíduos efetuem ações associadas a um estilo de música. O que isso quer dizer? Que a relação entre o gosto e a prática de consumo da música constitui uma via de mão dupla, havendo comportamentos que o consumidor realiza para internalizar o gênero musical predileto, bem como externalizar apreço por suas preferências musicais.
Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA.