Projeto de sucos funcionais com frutas do cerrado desenvolvido na UFLA foi destaque do Minas Faz Ciência desta semana
Nesta semana, o Minas faz Ciência trouxe em destaque uma pesquisa realizada no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que busca a valorização dos frutos do cerrado no mercado nacional.
Frutos típicos da região do cerrado, como araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo são matérias-primas de sucos, doces e geleias desenvolvidos no projeto. Atualmente, são desenvolvidos sucos mistos e funcionais, que foram estudados por meio de testes físico-químicos para avaliar o valor nutricional das polpas. Durante a pesquisa, foram feitas análises sensoriais com 100 voluntários, que classificaram os sucos pela aparência, aroma, sabor e por uma impressão global do que acharam do produto. O resultado dessa análise mostrou os níveis variados de aceitação de cada fruto pelo paladar do consumidor.
Entre os seis frutos selecionados para a análise, os pesquisadores elegeram os três que apresentaram maior aceitação na avaliação para compor os sucos mistos: marolo, cagaita e mangaba. Na nova etapa do estudo, está sendo analisada a capacidade de funcionalidade do suco por meio da adição de fibras. A pesquisa também busca definir o método de conservação dos sucos para o tratamento térmico ideal e a vida útil do produto para, assim, chegar às prateleiras dos mercados.
Leia, na íntegra, a notícia do Minas faz Ciência
Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA
Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.