Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Internacionalização

Pesquisadora norueguesa faz imersão na UFLA para estudo sobre políticas de cotas

Escrito por Janaine Maculan | Publicado: Segunda, 15 Dezembro 2025 17:53 | Última Atualização: Segunda, 15 Dezembro 2025 17:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, em dezembro, a pesquisadora Emilie Fremstad Roås, da University of Bergen (Noruega). Ela realizou, na Instituição, parte de sua pesquisa sobre políticas de cotas para ingresso em universidades públicas brasileiras.A visita foi intermediada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFLA. O diretor, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, recebeu o pedido de Emilie e estimulou sua vinda à Universidade, com o objetivo de fortalecer as ações de acolhimento e apoio a pesquisadores estrangeiros interessados em desenvolver estudos no Brasil.

A DRI, por meio do servidor Roberto Magalhães, acompanhou diretamente as tratativas relacionadas à permanência da pesquisadora e ao desenvolvimento de sua pesquisa no País. Durante sua estadia, Emilie teve a oportunidade de vivenciar o cotidiano universitário brasileiro, hospedando-se em uma república estudantil e visitando diferentes espaços do câmpus. A experiência reflete a proposta do programa Família Anfitriã, uma iniciativa da DRI que busca incentivar membros da comunidade acadêmica e local a acolher estudantes e pesquisadores internacionais em Lavras, promovendo intercâmbio cultural, aprendizado mútuo e integração comunitária. Interessados em participar podem se inscrever pelo formulário disponível em: https://forms.gle/38ZAFSVPyVqVxwGB9.


Um dos momentos marcantes da visita foi o encontro com estudantes na Moradia Estudantil e no Centro de Convivência da UFLA, quando Emilie conversou sobre sua pesquisa e conheceu melhor a realidade dos alunos cotistas da Universidade. A pesquisadora também almoçou no Restaurante Universitário, experimentando a rotina e a convivência diária dos estudantes da Instituição. Emilie se reuniu ainda com a professora Tânia Romero, da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch) e coordenadora do projeto UFLA International Connections, para um almoço e troca de experiências sobre temas ligados à inclusão e à internacionalização. Durante sua passagem pela Instituição, a pesquisadora também se encontrou com os professores Gasperim Ramalho de Souza e André Pimenta Freire, que desenvolvem pesquisas sobre políticas afirmativas, além de participar de uma reunião com o pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Botelho, com quem dialogou sobre as ações da Universidade voltadas à permanência e ao apoio estudantil.A pesquisa de Emilie está vinculada ao seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, para sua realização, ela submeterá os procedimentos metodológicos à Plataforma Brasil, a fim de obter a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para a aplicação de entrevistas.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção