UFLA participa da fase final do programa de intercâmbios GCUB-MOB 2025
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as instituições brasileiras que participaram da fase final de seleção do Programa de Mobilidade Internacional promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras GCUB-MOB 2025. Nesta edição, realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre os dias 13 e 16/10, foram recebidas mais de 23 mil candidaturas estrangeiras, de 116 países, disputando 888 bolsas de estudo em 60 universidades do Brasil.
Pela primeira vez a UFLA participou no comitê consultivo, embora já participasse do Programa de Mobilidade desde sua primeira edição. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Adriano Teodoro Bruzi, atuou como membro da banca de avaliação dos candidatos. Ele explica que, atualmente, 10% dos discentes de pós-graduação da UFLA são estrangeiros. “O GCUB é o programa de maior destaque para captação de discentes vindos de outros países. Essa ação caracteriza uma internacionalização ativa na Universidade”, ressaltou.
Para garantir um processo justo e equilibrado, o comitê de seleção adota critérios como a distribuição de candidaturas por país, o índice de desenvolvimento humano (IDH) do país de origem, a categoria profissional do candidato e a equidade de gênero. Nesta edição, a Universidade ofertou 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado, consolidando-se como um polo atrativo para a comunidade acadêmica internacional.
O que é o GCUB-MOB.
O GCUB é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2008, que atualmente engloba 103 Universidades brasileiras e 9 instituições de ensino superior estrangeiras. Suas atividades, que recebem apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), são norteadas pelos princípios da responsabilidade social, promoção da paz e inclusão social.
A missão do Grupo é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas associadas e parceiros internacionais, contribuindo para a difusão do conhecimento e a promoção do desenvolvimento humano.


