UFLA começa a receber bolsistas do Programa Move la América
Neste semestre letivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe os primeiros estudantes estrangeiros de pós-graduação selecionados por intermédio do “Programa Move la America”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2025, está prevista a estada de dez bolsistas, nos programas de pós-graduação em Fisiologia Vegetal, Ciências Veterinárias, Entomologia e Zootecnia.
O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal receberá quatro pesquisadores no total. Para o coordenador do PPG, professor Paulo Marchiori, “o novo programa da Capes é mais uma excelente oportunidade de internacionalização. Todo ano recebemos estudantes, e esses intercâmbios são bons não só para os estrangeiros, mas também para os brasileiros, pelas possibilidades de trocas culturais e de saberes”.
A colombiana Ruby Loaiza foi a primeira bolsista a chegar na UFLA. Doutoranda em Ciências Agrárias pela Universidade Nacional da Colômbia (Unal), Ruby está muito contente com a oportunidade. “Tive um professor que fez mestrado aqui e ele sempre contava como a UFLA é maravilhosa. Como a universidade é uma referência importante em agronomia e fisiologia, era a melhor oportunidade para mim, sequer cheguei a pensar em outras possibilidades”, conta.
Ruby pesquisa as chamadas plantas ruderais, que crescem espontaneamente em ambientes urbanos, em locais considerados pouco favoráveis em termos botânicos, como calçadas, frestas de solo etc. Em seu estudo, ela irá comparar a histologia, fisiologia e morfologia das plantas dessa espécie presentes nos câmpus da UFLA e da Unal, com o objetivo de compreender as características que as permitem crescer nesses locais.
Ano passado, a pesquisadora já teve a oportunidade de uma estada de dois meses no Setor de Fisiologia Vegetal da UFLA. “Aprendi muitas técnicas que não conhecia e tive acesso a vários equipamentos. Tenho certeza de que, com esses conhecimentos, vou conseguir aproveitar muito mais agora”. Ruby conta que, desde seu primeiro contato com a Universidade, todos têm sido muito amáveis e sempre têm se mostrado muito dispostos a ajudar.
A pós-graduanda está encantada com a UFLA, universidade que considera muito segura e agradável. “Aqui tem todos os equipamentos de que preciso e um ambiente favorável à criatividade, tudo para uma pesquisa fluir de forma maravilhosa”. Ela também tem apreciado muito o intercâmbio cultural. “Gosto muito de música e, sempre que posso, participo das atividades culturais da Universidade. Acho o Português lindo, e já estou matriculada em uma disciplina para aprender a língua”.
O mais difícil para Ruby tem sido a saudade da família, principalmente da filha, de dez anos. O que ajuda a lidar com as ausências é saber que ela está vivendo uma oportunidade única. “Essa foi uma grande oportunidade que apareceu na minha vida. As condições de estudo na Colômbia não são muito fáceis, e aqui estou tendo a chance de conhecer avanços tecnológicos, científicos, para potencializar minha pesquisa”.
Move la América
O programa “Move la América” foi lançado pela Capes em 2024, com o objetivo de complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras. A participação é direcionada a estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil. A estada varia de 4 a 6 meses.
Ruby é a primeira pós-graduanda de sua universidade a participar do programa. “É uma oportunidade maravilhosa, pois ao contrário de outros programas de bolsa disponíveis na Colômbia, esse não estabelece limite de idade”. A bolsa concedida pelo “Move la América” inclui auxílio-deslocamento, auxílio-instalação , auxílio seguro-saúde e subsídio mensal.