Extensão Internacional

UFLA promove capacitação em agricultura sustentável na Costa do Marfim

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Sexta, 04 Outubro 2024 15:29 | Última Atualização: Sexta, 04 Outubro 2024 15:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

No mês de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou uma capacitação na Costa do Marfim voltada para profissionais e agricultores locais interessados em aprimorar suas práticas agrícolas. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a UFLA, tendo como um dos objetivos disseminar conhecimentos para os sistemas de produção de algodão no âmbito do Projeto ABC/UFLA Cotton Cote D’Ivoire.

O treinamento foi conduzido pelos professores Bruno Teixeira Ribeiro, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Felipe Haenel Gomes, Guilherme Lopes e João José Marques, do Departamento de Ciência do Solo, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (DCS/Esal) e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA), Marcela Vieira da Costa.costa marfim texto

Além de treinamentos teóricos em Pedologia, Fertilidade do Solo, Adubação e Tecnologia de Fertilizantes, os participantes realizaram atividades práticas no laboratório e no campo, nas cidades de Korhogo e Sinematiali, Costa do Marfim. Em Korhogo, foram descritos e classificados perfis do solo, assim como a regulagem e o uso de plantadoras na unidade experimental demonstrativa. Em Sinematiali, no Laboratório de Análise de Solos, foi realizada capacitação teórico-prática sobre análise de solo e foliar.

Os principais destaques da missão realizada na Costa do Marfim foram a completa capacitação sobre classificação do solo local, a realização de cálculos de adubação e a transferência de tecnologia sobre a produção de fertilizantes. Além disso, alguns técnicos receberam treinamento específico sobre o uso da técnica de fluorescência de raios X portátil na Ciência do Solo. Essa técnica permite a avaliação rápida e direta de solo, material vegetal, corretivos, fertilizantes, biocarvão, entre outros materiais, sem a necessidade de processos laboratoriais complexos ou uso de produtos químicos. Com essa tecnologia, é possível realizar medições precisas em menos de um minuto, o que representa um avanço em relação aos métodos tradicionais.

As capacitações realizadas em Korhogo e Sinematilai foram muito bem avaliadas pelos participantes, tendo impactos positivos nas suas atividades diárias contribuindo, consequentemente, para o crescimento e fortalecimento da agricultura local. A missão terminou com um almoço em Abidjan da equipe UFLA com o embaixador do Brasil José Carlos de Araújo Leitão e o ministro Paulo Amado.

costa marfim 01

Professores Felipe Haenel Gomes e João José Marques em trabalho de campo realizando a classificação do solo local e treinamento

costa marfim 02

Professores Luiz Roberto Guimarães (Bebeto) e Guilherme Lopes em demonstração e regulagem de plantadora para uso local