UFLA recebe assistentes de inglês e francês em dois programas de imersão
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é reconhecida por oferecer muitas oportunidades extracurriculares aos estudantes e também de capacitação para seus servidores e funcionários. Neste ano, a Universidade oferece dois programas de imersão na cultura da língua francesa e inglesa, com a presença de duas professoras assistentes. A assistente de ensino de inglês, Bianca Perez, está vinculada ao Programa Fulbright-CAPES, e de francês, Aurélie Petchy, é bolsista da UFLA em um convênio com a Embaixada da França.
De abril a dezembro de 2023, esses programas vão envolver atividades culturais, encontros temáticos, palestras e oficinas. A ideia é que essas atividades sejam abertas tanto à comunidade acadêmica, como à comunidade externa. “O objetivo também inclui a aproximação da sociedade, cumprindo o papel social da Universidade. Essas atividades estarão abertas a todos os interessados na cultura inglesa e francesa”, comenta a professora Tania Regina de Souza Romeiro, coordenadora pedagógica dos programas.
Cultura e Língua Inglesa
A assistente Bianca Perez vai desenvolver um conjunto de atividades de naturezas diferentes. De segunda à sexta-feira, das 15h30 às 18h30, ela estará na sala 27 do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL/Faelch), para dinâmicas de conversação e também informações sobre formas de intercâmbio nos Estados Unidos. Nesse tempo, qualquer interessado pode participar, de forma aberta e em qualquer nível de habilidade na língua inglesa. A assistente também estará à disposição para atender às demandas dos professores da UFLA, para participação em aulas ou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Bianca Perez também vai organizar palestras e oficinas que serão ministradas ao longo do ano, assim como atividades e eventos culturais. A primeira palestra já está agendada para o dia 4 de maio, com o tema universidades nos Estados Unidos.
Além da professora Tania Romero, o programa de cultura inglesa tem a coordenação da professora Jamila Viegas Rodrigues. “É interessante ressaltar que o programa tem abertura para atividades conforme demandas da comunidade acadêmica da UFLA”, comenta.
Cultura e Língua Francesa
Esta é a primeira vez que a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA) realiza um convênio com a Embaixada da França no âmbito do programa FRANMOBE (Francês para Mobilidade Acadêmica). Os cursos, de nível básico e intermediário, serão ofertados em parceria com o Centro de Idiomas (FAELCH/UFLA). As primeiras turmas para os cursos de francês, destinados aos discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da UFLA (câmpus Lavras e Paraíso) já terão início na primeira semana de maio.
Diversidade cultural
O ponto em comum entre os dois programas é que ambos objetivam o ensino-aprendizagem para além das línguas maternas das duas assistentes visitantes, mas incentivam o compartilhamento da cultura dos países de origem.
Bianca Perez é cidadã americana, filha de imigrantes mexicanos, com experiência em estudos latinoamericanos, na Universidade de Illinois, localizada nas cidades de Urbana e Champaign. Tem como projeto pessoal o uso do teatro e da comédia voltados para desenvolver habilidades de conversação e oratória. Trata-se de uma maneira de ajudar as pessoas a ganhar confiança e a perder o medo de falar em público, sobretudo em outra língua. A primeira impressão que teve do câmpus da UFLA foi relativa à beleza de suas áreas verdes e abertas, diferente dos grandes edifícios fechados, comuns no inverno americano.
Aurélie Petchy é natural da Guiana Francesa, mora em Bourg-en-Bresse e é bolsista da Embaixada da França, com experiência na orientação de pesquisas e percursos acadêmicos. O projeto pessoal envolve compartilhar experiências da francofonia, além de aprender sobre outros países e culturas, sobretudo da cultura lusófona. A impressão que teve do câmpus da UFLA é de um espaço com beleza impressionante, com muitas áreas de convivência e de pessoas acolhedoras.
“Estamos muito felizes em ter esses programas em desenvolvimento, e por termos a oportunidades de conviver com as duas assistentes, sobretudo, pela diversidade cultural que representam. Aproveitem essa oportunidade”, completa a professora Tania Romero.