Boletim técnico extensionista sobre biofertilização e biopesticidas será lançado em idiomas africanos
Com a missão de compartilhar conhecimentos também em âmbito internacional, um boletim extensionista sobre biofertilização e biopesticidas - publicação da Editora UFLA - será lançado em 30/11 em quatro idiomas vernaculares africanos. O evento será transmitido pelo canal da Universidade Federal Lavras (UFLA) no Youtube, às 10h.
Haverá a participação do representante do Institut National Pour L´Etude et la Recherche Agronomique de Kinshasa (Inera), da República Democrática do Congo, o pesquisador e extensinista Tomas Mondjalis Poto. A cerimônia também terá a participação do coordenador-geral de Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Nelci Peres Caixeta. Da UFLA, participarão membros da gestão da Universidade, da Editora UFLA, do Departamento de Engenharia, do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão Universitária Inovadora (Neape) e da ONG-Engenheiros sem Fronteiras. A organização das ações é do professor voluntário da Engenharia Agrícola - e cordenador do projeto de extensão “Vozes da África" - Gilmar Tavares.
Além de quatro idiomas vernaculares africanos - Swahili, Lingala, Kikongo e Kiswahili – o boletim traz também as orientações em francês e inglês. Esse é o primeiro boletim internacional vernacular publicado oficialmente pela Universidade. O documento contém orientações extensionistas sobre uma das tecnologias socioambientais sustentáveis da agroecologia, denominada biofertilização/biopesticidas. Os conhecimentos são fruto de experiências de extensão que alcançaram êxito na África (na República Democrática do Congo), a partir das parcerias entre UFLA e Inera, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE).