Campanha da CGU aborda em dezembro "liderança com integridade, meritocracia e responsabilização"
A Unidade de Gestão de Integridade (UGI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulga a campanha de dezembro do Programa de Integridade, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Neste mês, a temática é “Liderança com Integridade, Meritocracia e Responsabilização”.
A campanha mensal integra os esforços voltados ao fortalecimento da ética e da transparência nas atividades institucionais e acadêmicas, com foco na prevenção e no combate à corrupção, fraudes e desvios de conduta.
Na UFLA, a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) é ligada ao Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai) e apoia a divulgação mensal das temáticas do Programa de Integridade na Universidade. A UGI atua no apoio e assessoramento à Reitoria em questões relacionadas ao programa de integridade institucional.
De acordo com o Manual de Integridade Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerado na campanha, liderar com integridade envolve dois aspectos inter-relacionados: o líder deve ser percebido como uma pessoa com altos valores morais e, ao mesmo tempo, atuar como um gestor com altos valores morais. Líderes íntegros demonstram consciência de suas próprias posições morais e utilizam seus valores pessoais como guia diante de dilemas éticos, além de evidenciarem justiça, lealdade e confiança na relação com as equipes que lideram. Como gestores, têm a responsabilidade de promover a tomada de decisão íntegra entre aqueles sob sua liderança.
O Manual também aponta caminhos para o desenvolvimento de habilidades de liderança integral. Entre eles estão a inclusão da liderança com integridade no perfil exigido para gerentes em todos os níveis organizacionais, como critério para seleção, nomeação, promoção e avaliação de desempenho; o apoio institucional aos gestores em seu papel como líderes íntegros, por meio de mandatos claros, instrumentos de controle interno, políticas de recursos humanos, assessoria jurídica, além de treinamentos e orientações periódicas; e o desenvolvimento de estruturas de gestão que promovam a responsabilidade gerencial na identificação e mitigação de riscos à integridade pública.
Essas diretrizes indicam que a construção de uma liderança sólida começa de forma precoce e se dissemina por toda a organização. Definir o tom entre os altos dirigentes é considerado essencial, mas reforçar esse compromisso em todas as camadas da liderança é apontado como fundamental. Nesse sentido, o ambiente de trabalho e as interações diárias entre líderes e equipes são destacados como espaços centrais para o desenvolvimento da integridade na liderança.
Mais informações sobre as campanhas e ações da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) estão disponíveis no site ugi.ufla.br. O contato também pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3829-3126.


