Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Interação internacional

UFLA passa a integrar Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 16 Dezembro 2025 11:07 | Última Atualização: Terça, 16 Dezembro 2025 12:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) passou a fazer parte da Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult), rede que reúne universidades de países lusófonos dedicadas à pesquisa, ao debate e ao intercâmbio de saberes sobre culturas em língua portuguesa. A aprovação da solicitação ocorreu durante a Assembleia Geral do XI Congresso Internacional sobre Culturas, realizado na Universidade do Porto, em Portugal. A UFLA foi representada no encontro pelo professor Josué Humberto Barbosa, do Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Ciências Sociais (Faelch), que também será o representante institucional nesta iniciativa.  

Com a aprovação, a UFLA passa a integrar oficialmente a Rede Culturas, ampliando sua inserção internacional e fortalecendo sua atuação nos estudos sobre cultura, interdisciplinaridade e cooperação acadêmica entre países lusófonos. Para o professor Josué, a participação reforça o compromisso institucional com a internacionalização e com a ampliação das perspectivas de formação e pesquisa para toda a comunidade universitária. “Além de fortalecer as ações que a UFLA já desenvolve no campo da cultura, a integração à InterCult abre perspectivas concretas de cooperação internacional. Entre elas, destaco a possibilidade de construção de iniciativas conjuntas de pós-graduação envolvendo instituições do Brasil, da Europa e da África, ampliando a formação acadêmica e a circulação de pesquisadores”. 

Outro ponto relevante levantado pelo professor será a integração a dois espaços editoriais da rede, com oportunidades de publicação em livro e revista científica, o que contribui para a difusão da produção intelectual desenvolvida na Universidade. Soma-se a isso a participação no congresso anual da InterCult, realizado a cada ano em um país diferente, como ocorreu no Brasil em 2023, em Moçambique em 2024, em Portugal em 2025, e que voltará ao Brasil em 2026, com sede na UFBA e na UFRB. 

Rede Culturas 

A InterCult foi criada em 2013, a partir de uma articulação entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Federal da Bahia (Brasil), constituindo a Rede Culturas. Desde então, a iniciativa se consolidou como um espaço de colaboração acadêmica que envolve universidades do Brasil, Portugal e Moçambique. Seu registro oficial, em dezembro de 2022, fortaleceu o caráter institucional da rede, que atualmente integra 28 instituições.

O objetivo central da InterCult é ampliar o diálogo e o compartilhamento de experiências no campo dos estudos culturais, promovendo pesquisas conjuntas, circulação acadêmica e cooperação internacional entre instituições de língua portuguesa. A rede disponibiliza documentos orientadores sobre seus princípios e formas de funcionamento, ainda em processo de construção coletiva, reforçando seu caráter colaborativo.

Confira neste link o Manifesto pela Gentileza, uma publicação coletiva durante o XI Congresso Internacional sobre Culturas

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção