Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
MARCO NA JORNADA DE INOVAÇÃO

UFLA celebra chegada das oito primeiras empresas residentes no parque tecnológico IpêTech Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 15 Dezembro 2025 16:34 | Última Atualização: Terça, 16 Dezembro 2025 11:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo.

"Para nós, é um marco: fechamos o ano, poucos meses após a publicação do edital, com oito empresas iniciando sua jornada de residência. Há também duas selecionadas pelo edital de loteamento, que vão iniciar o processo de construção de suas instalações, além de outras empresas em negociação para ingresso no programa de residência", avalia o diretor de Parques Tecnológicos, professor Antônio Chalfun Junior.

As primeiras oito empresas residentes são a AgScan, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Expert, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pragas; e a Vaca Roxa, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para a qualidade do leite.

Representando a Reitoria no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luiz Roberto Batista, destacou que o Parque está avançando em sua função de impulsionar a inovação na cidade e na região. "Toda a gestão da Universidade está de portas abertas para receber e dialogar com as empresas residentes, trabalhar em melhorias e promover projetos comuns. Temos um edital em curso para estimular a inovação entre os pesquisadores da UFLA e, a partir dele, poderemos fortalecer, com certeza, o diálogo entre cientistas da Universidade e as empresas do IpêTech", ressaltou.

Durante a cerimônia, os representantes das novas residentes apresentaram informações sobre sua atuação no mercado e receberam oficialmente, das mãos do professor Chalfun, as chaves para o início de suas atividades no Parque. Parte dessas primeiras empresas residentes traz em sua história uma trajetória de inovação que nasceu dentro da própria UFLA, envolvendo iniciativas criadas por equipes da Universidade. É o caso da Ceifa, por exemplo, que nasceu na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA), graduou-se e agora torna-se residente no IpêTech Lavras. 

A história pessoal de sócios e gestores também traz marcos da interface com a UFLA e do papel da Instituição no impulso à inovação. A diretora da Biomip, Fernanda Abreu, cursou mestrado e doutorado na Universidade e relata que sua ideia de empreender nasceu no ambiente acadêmico. "Aqui eu enxerguei que poderia levar qualidade de vida ao produtor rural e fundei a empresa em 2019. Sempre mantive o interesse pela pesquisa. Poder voltar para a UFLA resgata o meu lado de pesquisadora, o que será um diferencial para a empresa. Estar no IpêTech significa ter contato com conhecimentos que podem chegar ao produtor, ter proximidade com outras empresas que agregarão benefícios aos meus processos, além da oportunidade de trabalhar com bolsistas e estimular carreiras em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como aconteceu comigo. O IpêTech permite ainda divulgar a empresa, compartilhar experiências e contribuir para o estímulo à economia e à inovação", afirma.

Após a cerimônia, foi realizado um coquetel de celebração, em reconhecimento ao trabalho construído de forma conjunta e ao fortalecimento do ambiente de inovação da UFLA.

Acesse o álbum de fotos do evento

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção