Professora Jenaina Ribeiro Soares é eleita membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
A Professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA) Jenaina Ribeiro Soares foi eleita membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Físicas, e representará a região”Minas Gerais e Centro Oeste” no mandato de 2026-2030. A conquista destaca a UFLA no cenário nacional de pesquisa em Física, Nanociência e Óptica, beneficiando estudantes, pós-graduandos, e fortalecendo a infraestrutura científica e de inovação da Instituição.
Trajetória
Na equipe da UFLA desde 2014, a professora Jenaina desenvolve pesquisas em materiais em nanoescala, como grafeno e biocarvão, investigando como a luz interage com estruturas extremamente finas. Seu trabalho combina síntese de materiais, caracterização óptica e modelagem teórica aplicada a temas que vão de optoeletrônica e sensores a soluções para agricultura e meio ambiente.
A pesquisadora é graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com parte do período de doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua produção inclui mais de 40 artigos em periódicos internacionais, capas de revistas conceituadas e duas cartas patente relacionadas a instrumentação para espectroscopia em nanoescala.
Ao longo da carreira, recebeu prêmios nacionais e internacionais, entre eles o L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência (2017). Atualmente coordena a Comissão de Óptica e Fotônica da Sociedade Brasileira de Física, área que reúne mais de 800 associados.
Jenaina também atua em ações de internacionalização da UFLA. Em 2024, contribuiu para a vinda de pesquisadores estrangeiros à Instituição e participou como palestrante convidada em evento de nanotecnologia na Polônia, além de realizar visitas técnicas a grupos de pesquisa na Suíça, no ETH Zurich e no laboratório EMPA.
Mais informações sobre sua trajetória estão disponíveis em seu currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6866236850154260.
Academia Brasileira de Ciência
A ABC foi fundada em 1916 e reúne pesquisadores de destaque de diversas áreas do conhecimento. Volta-se para o estudo de temas estratégicos para a sociedade, fornecendo assessoria para a formulação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
A categoria Membro Afiliado reconhece e incentiva pesquisadores de excelência, de até 40 anos de idade, com trajetórias científicas promissoras e liderança emergente em suas áreas. Busca fortalecer o sistema científico nacional ao promover a ampliação e diversidade das redes de colaboração. A eleição é competitiva e indica o potencial de contribuição futura do pesquisador para a ciência brasileira. Para integrar a entidade é necessária a indicação por membros titulares, para então passar pelo escrutínio de uma comissão de seleção, também de membros titulares, que avalia as indicações, elegendo os membros de maior destaque.
Os membros Afiliados são responsáveis por atividades como a representação de jovens pesquisadores em diferentes instâncias, como eventos nacionais e internacionais, organizar informações e levantamentos sobre integração de jovens pesquisadores, participação de comitês consultivos, dentre outros.
Na UFLA outros quatro professores se tornaram membros da ABC ao longo do tempo, sendo três deles na categoria Titular (José Oswaldo Siqueira, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, e Fátima Maria de Souza Moreira), e um na categoria Afiliado ( Sérgio Henrique Godinho Silva).
Texto com a colaboração de Jenaina Ribeiro Soares


