UFLA anuncia expansão com 12 novos cursos, mais concursos, investimentos em equipamentos e ampliação do Nedi/UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra o ano com um conjunto de conquistas estratégicas que reposicionam a instituição no cenário nacional de expansão do ensino superior. Nos dias 4 e 5 de dezembro, o reitor, professor José Roberto Scolforo, esteve em Brasília, cumprindo agenda no Ministério da Educação (MEC) e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As reuniões consolidaram demandas em tratativa ao longo do ano: novos cursos, novas vagas de servidores, recursos para equipamentos, ampliação do Núcleo de Educação da Infância (CapNedi/UFLA) e a expansão do Hospital Universitário (HU/UFLA).
12 novos cursos de graduação
A principal conquista anunciada é a criação de 12 cursos de graduação. O Plano de Ampliação Acadêmica da UFLA, pactuado entre a UFLA e o MEC, apresenta dez cursos na área de Saúde e Tecnologia, destinados à expansão de capacidade formativa da Universidade: Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Inteligência Artificial, Sistemas para Internet, Segurança de Dados, Jogos Digitais, Viticultura e Enologia, Tecnólogo em Automação industrial e Engenharia Financeira e Inovação Digital. A previsão é que os cursos tenham início no segundo semestre de 2026.
Esses 10 cursos abrirão 510 novas vagas anuais, com previsão de 1730 graduandos quando as turmas estiverem completas. Para esses 10 cursos está prevista a contratação de 140 docentes e 84 técnicos administrativos nível E e D, ao longo dos próximos dois anos. O projeto ainda tem previsão de recursos para equipamentos e infraestrutura.
Além desses cursos, o reitor anunciou a criação do curso Ciências Sociais, atendendo a uma demanda histórica da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), e o curso Gestão do Agronegócio, que será ofertado pela Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal).
Novas vagas e ampliação da educação infantil
Além do concurso para provimento de técnicos administrativos já realizado em 2025, a UFLA foi autorizada a abrir outras 34 vagas para técnicos administrativos, nível E, com previsão de publicação do edital ainda neste ano e provas para maio de 2026. As vagas permitirão parte da reestruturação administrativa, avançando no processo de recomposição de cargos e no atendimento de demandas históricas.
Também foram autorizadas 15 vagas para docentes, destinadas à recomposição de áreas estratégicas. A ampliação já está prevista no banco de equivalência de docentes do ensino superior e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) aguarda a liberação dos códigos de vagas para a organização do concurso.
Foi atendida também a solicitação para a liberação de 10 vagas de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), medida que permitirá ampliar a oferta de vagas da educação infantil no Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (CapNedi/UFLA). Com essa ampliação, em 2027, a capacidade de atendimento será duplicada, com a criação de 94 novas vagas, no período da manhã. Outra mudança prevista para o segmento da educação infantil é a elevação do CapNedi ao status de diretoria, contribuindo para uma organização mais adequada da estrutura acadêmica.
O reitor também confirmou a chegada de novas funções gratificadas e cargos de direção. Neste primeiro momento, foram liberados 15 cargos de direção e 23 funções gratificadas. Uma segunda etapa, prevista para 2026, deverá ampliar o processo de organização acadêmica e administrativa. Scolforo considerou que a maior parte dessas funções será destinada a técnicos administrativos que assumem responsabilidades estratégicas na estrutura da Universidade.
Recursos para laboratórios e equipamentos
Nas tratativas com o MEC, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a UFLA assegurou recursos da ordem de R$10 milhões para aquisição de equipamentos e para o fortalecimento da infraestrutura dos câmpus Lavras e Paraíso. O reitor destacou que esses recursos vão permitir que a UFLA modernize alguns setores e unidades acadêmicas, acompanhando o padrão tecnológico exigido pelas carreiras profissionais.
Hospital Universitário
Em reunião na Ebserh, foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da UFLA. O reitor defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027.
Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de Lavras e dos outros 53 municípios da região.
Em sua análise, Scolforo ressaltou que os avanços alcançados terão impacto direto na organização e na gestão da Universidade nos próximos anos. Mencionou ainda o Programa Inov@ação UFLA, atualmente em fase de recebimento de projetos e que mobiliza a comunidade acadêmica neste final de ano. “O conjunto dessas conquistas projeta a Universidade para um novo ciclo de expansão acadêmica, científica e social, fortalecendo seu papel no desenvolvimento da região e do País. A luta não pára. Seremos incansáveis na busca por melhores condições para a UFLA seguir cada vez mais consolidada como uma universidade de excelência e sensível ao cuidado da sua comunidade”, concluiu.


