THE 2026: UFLA alcança a 22ª posição entre as melhores universidades da América Latina
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou novo avanço no Times Higher Education Latin America University Rankings 2026 (THE). A Instituição passou a ocupar a 22ª posição na América Latina, consolidou-se como a 15ª melhor universidade do Brasil e a 2ª posição em Minas Gerais.
Nesta edição, o ranking avaliou 223 universidades de 16 países, com base em 16 indicadores distribuídos em cinco pilares: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Perspectiva Internacional e Indústria. Pela primeira vez, o THE utilizou a mesma base de dados do World University Rankings 2026, com pesos ajustados para as particularidades da região. As instituições passaram a ser pontuadas com base no desempenho global e não apenas latino-americano, mudança metodológica que dificulta comparações com anos anteriores, mas torna o avanço da UFLA ainda mais significativo.
Evolução consistente
Para o coordenador acadêmico da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professor André Pimenta Freire, o resultado demonstra que a UFLA mantém um percurso de avanços e amadurecimento institucional. Ele destaca que, mesmo em um cenário de ajustes metodológicos, a Universidade apresenta uma evolução importante, em especial, na posição entre as universidades de Minas Gerais.
O diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, reforça que o desempenho observado no THE está relacionado ao acompanhamento sistemático dos indicadores internacionais. Ele avalia que esse avanço não é pontual, mas consequência de iniciativas contínuas, como o fortalecimento da cooperação internacional. “O monitoramento estratégico tem sido essencial para identificar tendências e orientar ações institucionais. Esses fatores contribuem diretamente para a posição da UFLA em rankings globais”, explicou.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, enfatiza que qualquer desempenho em rankings globais do ensino superior reflete o trabalho conjunto da comunidade acadêmica. Para ele, o avanço em um ranking que reúne universidades de toda a América Latina e que passa por aperfeiçoamentos metodológicos demonstra solidez. “Avançar em um cenário em que, a cada ano, mais instituições ingressam no ranking e todas buscam melhorar seus indicadores demonstra o potencial da UFLA e nos inspira a sonhar ainda mais alto”, afirmou. Ele acrescenta que a posição alcançada “reforça o compromisso de consolidar a Universidade como uma instituição cada vez mais presente no cenário global e comprometida com o desenvolvimento do Brasil”.
Desempenho na dimensão qualidade da pesquisa - fonte THE


