Ir direto para menu de acessibilidade.
Agenda do Reitor

Reitor da UFLA realiza agenda em Brasília para tratar de Hospital Universitário, orçamento e infraestrutura acadêmica

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 21 Fevereiro 2025 10:06 | Última Atualização: Sexta, 21 Fevereiro 2025 11:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, esteve em Brasília de 12 a 14/2 para uma série de reuniões estratégicas com representantes do governo federal, discutindo temas prioritários para a Instituição, incluindo o funcionamento do Hospital Universitário, a ampliação do orçamento da Universidade e a infraestrutura dos cursos nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso.

Hospital Universitário

WhatsApp Image 2025 02 19 at 08.19.09Em reunião com o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, foram discutidos os próximos passos para que o projeto do hospital siga o cronograma e inicie as atividades em 2026. O encontro também abordou a ampliação da área do hospital, que passará de 7.500 m² para 10.000 m². Essa expansão permitirá que o projeto contemple mais leitos de UTI, novas salas de cirurgia, um sistema de imagem completo, incluindo ressonância magnética, e um setor de hemodinâmica, essencial em emergência cardiológica, vascular ou neurológica. 

O reitor destacou que os processos de licitação para a continuidade do projeto já estão em andamento. A estrutura do hospital atenderá a média e alta complexidade, beneficiando a população de Lavras e de 53 municípios da macrorregião. Outro ponto central da reunião foi a estruturação da equipe do hospital, que contará com aproximadamente 550 servidores e uma equipe terceirizada de até 200 profissionais, garantindo o pleno funcionamento da unidade de saúde.

Teatro da UFLA

O reitor também participou de reunião no Ministério da Cultura, com o secretário executivo Márcio Tavares dos Santos, quando reforçou a importância de concluir e equipar o teatro do Centro de Cultura da Universidade. A pauta incluiu o resultado da consulta pública do portal Brasil Participativo, na qual a proposta do servidor Lucas Rocha para a finalização do espaço alcançou a primeira colocação no Eixo 5 – Infraestrutura, equipamentos e espaços culturais – e o segundo lugar geral entre as metas sugeridas para o novo Plano Nacional de Cultura Participativo. Na oportunidade, foram discutidas alternativas para viabilizar a demanda, incluindo a atualização do projeto para captação de apoio. 

Reforço no orçamento

O reitor também se reuniu com Adalton Rocha de Matos, subsecretário de Orçamento do Ministério da Educação (MEC), para tratar da necessidade de um aporte financeiro complementar para a Universidade. O desafio enfrentado em 2024, com um déficit orçamentário da ordem de R$16,4 milhões, foi um dos pontos apresentados na reunião. A Subsecretaria sinalizou apoio à UFLA, mas o repasse de novos recursos dependerá da tramitação do orçamento federal, que inclui discussões no Congresso Nacional e a publicação de um decreto presidencial, prevista para abril. Durante a conversa, foi reforçado o compromisso do MEC em tratativas para se evitar cortes no orçamento das universidades federais, garantindo o funcionamento adequado das instituições de ensino superior.

Infraestrutura e equipamentos 

Outro encontro relevante ocorreu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes), Tânia Mara Francisco, em que foram pleiteados equipamentos e materiais para os laboratórios do Câmpus Paraíso, como infraestrutura importante para os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Elétrica, que iniciam o segundo ciclo em 2025. 

Além disso, foi discutida a necessidade de investimentos em alguns cursos do Câmpus Lavras, cujas infraestruturas exigem atualizações constantes ou ainda estão em fase de consolidação. Outros pedidos incluíram a modernização de salas de aula, com melhorias em climatização, computadores e projetores, garantindo um ambiente acadêmico mais confortável e adequado ao padrão de ensino realizado na UFLA.  

Novos concursos e ampliação do quadro técnico

O reitor também participou de uma reunião na Secretaria de Gestão de Pessoas do MEC, na qual foram discutidas novas vagas para técnicos administrativos e a ampliação de funções de gestão na Universidade. Um novo concurso público será realizado ao longo do ano, e a previsão é que um número significativo de vagas para técnicos administrativos seja ofertado já no segundo semestre de 2025. Além disso, foi discutida a necessidade de novas funções gratificadas para valorizar servidores com grandes responsabilidades dentro da Instituição.

Próximos passos

A gestão administrativa da UFLA segue ativa nas tratativas com o governo federal. O reitor destacou que, na próxima semana, participará de uma nova reunião com o secretário executivo do MEC para discutir outras demandas institucionais, com potencial de trazer benefícios expressivos para a Universidade. "Nosso foco é preparar o terreno, plantar e cuidar para, depois, colher os resultados. Estamos otimistas com os avanços que conseguimos e continuaremos trabalhando para garantir recursos e estrutura para a UFLA", afirmou o reitor.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção