Ir direto para menu de acessibilidade.
Revitalização

Complexo Esportivo UFLA passa por reformas e Ginásio 1 retoma atividades

Escrito por Lucas Teixeira | Publicado: Quinta, 06 Fevereiro 2025 08:11 | Última Atualização: Sexta, 07 Fevereiro 2025 10:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Ginásio Poliesportivo 1 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reabre suas portas após cinco anos, mais moderno e mais seguro, trazendo a expectativa de novas histórias na retomada das atividades. Ao longo de sua existência, o espaço formou atletas e profissionais da Educação Física, sediou importantes campeonatos e eventos culturais e promoveu a integração da comunidade acadêmica com a comunidade local. A reabertura faz parte da reforma e revitalização do complexo esportivo do Departamento de Educação Física (DEF).  

Inaugurado no início dos anos 1990, o G1, como é carinhosamente conhecido por estudantes e professores, passou por uma revitalização que contemplou não apenas a quadra, com novos pisos eIMG 4291 pintura, mas também a reestruturação de salas de aula, laboratórios, espaços multifuncionais e da academia de musculação, que agora dispõe de um ambiente mais adequado. “São laboratórios importantíssimos para a formação dos estudantes e para a prática esportiva entre as pessoas da comunidade externa e interna da UFLA, nos projetos de extensão e de assistência à comunidade. São espaços de prática e de formação indispensáveis”, ressalta o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), professor Luiz Henrique Maciel. 

Localizado próximo a duas das principais portarias da UFLA, o Ginásio Poliesportivo 1 é um dos mais completos entre as universidades mineiras. Sua reabertura era aguardada com grande expectativa por estudantes como Bárbara, aluna do 4º período de Educação Física, que entre uma aula e outra, reflete sobre a importância da manutenção e do cuidado com espaços como esse. “É aqui que colocamos em prática toda a teoria técnica e pedagógica do nosso curso, é aqui que nos formamos educadores e profissionais de Educação Física. Ter esse espaço em boas condições é essencial para nossa formação”, expressa a estudante.

O docente Marcelo de Castro Teixeira (DEF) observa que as reformas favorecem a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e evidenciam o G1 entre os melhores ginásios poliesportivos da região. “A manutenção, a conservação da qualidade do trabalho e das atividades do ginásio, bem como da construção em si, são importantes para que as atividades, além de terem continuidade, sejam realizadas em um espaço agradável e que ofereça boas condições a todos”, comenta.

DJI 20250129 102419 414Outro espaço de grande importância para o DEF e para a comunidade lavrense é o Estádio da UFLA, que também passou por revitalizações e já voltou a receber estudantes e atletas. O espaço possui capacidade para até 15 mil pessoas nas arquibancadas, sendo composto pela  pista de atletismo em saibro e um campo gramado com dimensões oficiais, que permite a prática de diversas modalidades esportivas, como futebol, rúgbi e futebol americano. O estádio é utilizado para treinamentos e competições das equipes esportivas da UFLA, incluindo o time de futebol da Universidade.

“Com a reforma do complexo esportivo, e a reabertura do Ginásio Poliesportivo 1, a UFLA reafirma seu compromisso com a formação acadêmica, a valorização do esporte e a integração com a comunidade. Mais do que um espaço moderno, ter o G1 em boas condições, expressa a continuidade de um legado e a possibilidade de novas experiências para estudantes, professores e atletas”, pontua o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção