UFLA Câmpus Paraíso: modelo inovador em consolidação e oportunidades para o futuro
Desde sua primeira aula, em 2022, o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso – Câmpus Paraíso – tem se destacado pela proposta inovadora de ensino e pelo foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) tem trabalhado em projetos voltados para áreas estratégicas, com um modelo acadêmico diferenciado, baseado na interdisciplinaridade e na flexibilidade, oferecendo a possibilidade de dupla graduação em cinco anos, ampliando as oportunidades de formação para seus estudantes.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com duração de três anos, permite que os alunos explorem diferentes áreas antes de definirem sua especialização, proporcionando uma formação ampla e alinhada às demandas do mercado. Ao concluir essa etapa, o estudante já pode ingressar no mercado de trabalho ou seguir diretamente para o segundo ciclo, escolhendo entre as graduações em Engenharia de Software, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Produção. Um dado relevante é que em sua primeira avaliação o BICT foi reconhecido como uma formação de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Desafios e evolução
Ainda em processo de consolidação, o Câmpus Paraíso enfrenta desafios comuns a novas unidades acadêmicas, como o número inicial de matriculados em determinados cursos. O modelo do BICT, no entanto, possibilita à Instituição identificar as aptidões da comunidade estudantil e acompanhar a evolução do interesse pelas diferentes áreas. Na escolha dos cursos do segundo ciclo, a Engenharia de Software foi a opção mais procurada, impulsionada pela crescente demanda do setor de tecnologia. No entanto, o interesse pelas demais engenharias tem crescido gradualmente.
Para o diretor do Câmpus Paraíso, professor Fernando Ferrari Alves, essa dinâmica é característica do desenvolvimento de um novo câmpus. "É natural que algumas áreas comecem com menos alunos, mas à medida que seu potencial se torna mais conhecido, a procura cresce organicamente. Nosso compromisso é expandir e fortalecer as graduações, garantindo formação de excelência em todas as áreas", destaca.
Além das salas de aula, o câmpus oferece diversas oportunidades de aprendizado prático por meio de núcleos de estudos, grupos de pesquisa, projetos de extensão e eventos acadêmicos, promovendo a interação e o engajamento dos estudantes. Esse é o grande diferencial apontado pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Geandra Alves Queiroz. “Na UFLA, o estudante participa de muitas ações e iniciativas que extrapolam a sala de aula, com oportunidades de interação independentemente do curso ou ciclo. O aprendizado ocorre de maneira mais abrangente, envolvendo não apenas o ensino, mas a pesquisa, a extensão e a inovação”, acrescenta.
Não está sozinha
A estudante Isadora Rezende acaba de completar o primeiro ciclo e de fazer a opção pela Engenharia de Produção, mas o fato de estar sozinha nesta primeira turma tem causado a atenção das pessoas para um vídeo que ela publicou em sua rede social. “Minha intenção era mostrar para mais pessoas a oportunidade de cursarem o ensino superior em uma universidade pública. Minha meta é encher a UFLA Paraíso! Quero que mais pessoas tenham o privilégio de estudar em uma universidade tão acolhedora!”, destacou.
Em entrevistas das quais têm participado, a estudante tem considerado outras formas de interação para além da sala de aula. Atualmente bolsista em projeto de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a estudante também participa como presidente do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NEEITech) e do grupo de pesquisa e extensão em gênero e diversidade no trabalho (Por elas). Em sua trajetória, participou do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), como parte da equipe que foi premiada em ação do Governo do Estado. Além disso, o aprendizado teórico e prático tem sido adaptado para uma abordagem multidisciplinar, com interação com outras turmas, que é justamente a proposta do curso.
Oportunidades no processo de consolidação
A estruturação de um ambiente voltado para inovação e empreendedorismo tem sido um diferencial do Câmpus Paraíso, impulsionando a criação de soluções tecnológicas e abrindo novas perspectivas para seus estudantes. Há, inclusive, estudos para a inclusão de novos cursos relacionados à crescente demanda na área de tecnoloia.
O recente reconhecimento do câmpus como Parque Tecnológico fortalece ainda mais seu papel na economia regional, atraindo parcerias estratégicas e fomentando projetos colaborativos. O vínculo com o ecossistema de inovação e empreendedorismo estimula a interação entre estudantes, professores e empresas, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias.
O reitor da UFLA ressalta o potencial do Câmpus Paraíso como um polo de formação de profissionais qualificados. “O câmpus está em uma fase de transição e amadurecimento, consolidando sua estrutura e uma identidade acadêmica alinhada à excelência da UFLA e às demandas do mercado e da sociedade. Com esse avanço, ampliam-se as oportunidades para a formação de profissionais altamente capacitados, preparados para transformar o mundo por meio do conhecimento e da inovação.”
Processos Seletivos
O BICT, que é o curso de primeiro ciclo para as Engenharias do Câmpus Paraíso, oferece 180 vagas por ano, distribuídas em duas entradas semestrais pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), além do Processo de Avaliação Seriado - O PAS UFLA. Esse processo é uma oportunidade para um ingresso mais regionalizado, em que o estudante é avaliado em três etapas consecutivas. A UFLA está com inscrições abertas para os candidatos da 1ª etapa - GRUPO XXVI (TRIÊNIO 2025-2027) - e da 2ª etapa - GRUPO XXV (TRIÊNIO 2024-2026). As inscrições podem ser feitas até 24/2, exclusivamente pelo site pas.ufla.br. Neste site há informações sobre todo o processo. Também há a oportunidade para ingresso no BICT por meio de processos seletivos específicos, como o Processo Seletivo Simplificado (PSS), Obtenção de Novo Título e Transferência de Cursos. As chamadas para esses processos seletivos são divulgadas nos meios de comunicação da UFLA.