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Atualização de CPF na plataforma Fala.BR

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 05 Novembro 2024 14:52 | Última Atualização: Terça, 05 Novembro 2024 18:07

Desde 2019, as manifestações de ouvidoria ou pedidos de acesso à informação (Lei de Acesso à Informação – LAI) aos órgãos federais devem ser feitos pela Plataforma Fala.BR.

A Coordenadoria Geral da União (CGU) tem trabalhado nas melhorias do sistema. Uma das ações, em andamento, engloba a autenticação no sistema por meio do login único do Gov.br. Há algumas semanas o sistema já exibe aviso dessa mudança.

Essa alteração deve ocorrer em breve, por isso a CGU solicita que os usuários façam a atualização do CPF no sistema (link: https://falabr.cgu.gov.br/web/home).

Por que essa mudança é necessária?

  • Segurança de dados: Utilizando o login Gov.br, seus dados estão protegidos por uma plataforma robusta e confiável, reduzindo riscos de fraude e acesso não autorizado.
  • Centralização de informações: Acesse diversos serviços com um único login, facilitando a gestão de suas informações e agilizando processos.
  • Facilidade de acesso: Simplifique sua experiência digital eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e senhas.

Quem precisa atualizar o cadastro?
Usuários que não possuem CPF vinculado ao Gov.br precisam realizar o cadastro para continuar acessando o Fala.BR. Aqueles que já têm o CPF registrado no Gov.br poderão fazer a transição automaticamente.

Como atualizar seu cadastro?
Acesse o Gov.br e crie sua conta, caso ainda não tenha uma. Se você é uma pessoa estrangeira, solicite seu CPF no site da Receita Federal para realizar o cadastro no Gov.br.

  • Pessoa Física: No Fala.BR, vá até a seção "Meu Cadastro" e altere o documento para CPF, inserindo o número corretamente.
  • Pessoa Jurídica: Vincule o CNPJ da empresa à sua conta Gov.br, seguindo esse passo a passo.
 
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FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
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