2ª edição do Inova Paraíso é realizada com foco em soluções inovadoras para o mercado regional
Entre os dias 18 e 20/10, o Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso sediou a segunda edição do Inova Paraíso, evento que visa a transformar ideias inovadoras em soluções práticas para os desafios regionais. A iniciativa foi realizada em parceria com o Sebrae/MG e incluiu o Fator S Agita, um programa intensivo de curta duração que trabalha o aspecto empreendedor, mobilizando os participantes a buscarem soluções criativas e inovadoras e a encontrarem caminhos para transformar o mercado.
Durante os três dias de atividade, o conteúdo foi organizado em módulos que enfatizaram validação, prototipação e modelos de negócios. Os estudantes dividiram-se em grupos de quatro a sete pessoas para desenvolver projetos que abordassem questões relevantes para a região. Dentre as cinco equipes participantes, destacaram-se a Agrisense e a UniQualy, que alcançaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na competição. A equipe vencedora, a SET - Sucessão Empresarial Tecnológica, apresentou uma proposta de consultoria para sucessão familiar. As contribuições de todos demonstraram o impacto positivo que a inovação pode ter em diversos setores da economia e da sociedade.
A banca avaliadora do evento foi composta por especialistas na área de inovação e empreendedorismo: o professor Antônio Chalfun Junior, docente do Departamento de Biologia e diretor de Parques Tecnológicos da UFLA; Francisco Lúcio, empresário e CEO da UpVendas; Fernando Barbosa, presidente da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas; o professor Eduardo Cesar, especialista em cafeicultura e professor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN/UFLA); e Isadora Rezende, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT) e presidente do NEEItech (Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia).
Parque Tecnológico dos Ipês - IpêTech
No sábado, 19/10, houve um momento reservado à discussão do futuro do Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech). A reunião contou com a presença de figuras-chave: o presidente da Associação Comercial (ACISSP), dr. Mateus Corombaroli; o diretor do Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech), professor Leonilson Herval; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Lucas Mendes — que, durante o Inova Paraíso, ministrou uma palestra aos estudantes a respeito dos programas estaduais de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e inovação — e a representante do Sebrae, Camila Stabili
O principal objetivo da reunião foi discutir parcerias estratégicas e explorar formas de atrair empresas e indústrias para o parque tecnológico. Os participantes também debateram iniciativas focadas em novas tecnologias, sustentabilidade e soluções voltadas para o progresso econômico e social. Lucas Mendes comentou que “há uma grande expectativa de que o parque alavanque não só os negócios que já existem em São Sebastião do Paraíso, mas também atraia novos empreendimentos.”
Concluídas as contribuições de cada participante da reunião, o professor Leonilson Herval avaliou que foi dado mais um importante passo para consolidar o projeto que visa transformar a região de São Sebastião do Paraíso em um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.
Com informações de: Vanessa Oliveira.
Acesse a galeria do evento.