Reunião discute estratégias para atração e permanência de estudantes na UFLA
No dia 11 de outubro de 2024, reunião estratégica na Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu pró-reitores, coordenadores de cursos, chefes de unidades acadêmicas, departamentos e unidades administrativas para discutir a atração e permanência de discentes na Instituição. O encontro teve como palavra de ordem o engajamento coletivo em busca de ações que tornem a UFLA ainda mais atrativa para as novas gerações de estudantes. Na pauta de discussão, o enfrentamento dos efeitos do período pós-pandemia nas universidades, fênomeno global que tem preocupado comunidades acadêmicas no Brasil e no mundo.
A reunião foi mediada pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, que destacou ações e programas que podem fortalecer a excelência da Universidade. O encontro foi um passo importante na busca por soluções integradas, reafirmando o compromisso de todos em fazer da UFLA um espaço ainda mais acolhedor e estimulante para os estudantes. Em sua fala, destacou a necessidade de alternativas pensadas de forma estratégica para os estudantes dos cursos no período noturno.
A pró-reitora de Graduação, professora Miriam Monteiro de Castro Graciano, apresentou dados sobre a taxa de ocupação e os novos processos seletivos, como o recém-lançado Processo Seletivo Simplificado (PPS), que possibilitou o acesso a centenas de novos estudantes na UFLA. O cenário atual indica a necessidade de criar um ambiente propício à permanência e ao sucesso acadêmico, incluindo o reforço em programas de mentorias. Também foi apresentado o processo de reestruturação do Processo de Avaliação Seriado (PAS), que deverá ficar mais abrangente e seguir novo cronograma.
O pró-reitor de Planejamento e Gestão, Professor Teodorico Castro Ramalho, e o superintendente de Gestão e Planejamento, Tomás Dias Sant'Ana, abordaram estratégias para ampliar os investimentos na Universidade, ressaltando a relação direta entre a taxa de conclusão dos formandos e a composição do orçamento institucional.
A programação contou com a apresentação do programa de permanência estudantil "FICA+", conduzido pelo pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Botelho. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um suporte integral aos estudantes, desde quando ingressam na Instituição, promovendo ações que visem fortalecer sua permanência na Universidade. Além disso, o Programa prevê a divulgação dos cursos, formas de ingresso e programas de apoio para estudantes de ensino médio, contribuindo para despertar o interesse e o conhecimento da UFLA como universidade pública e gratuita.
Ao final da reunião, o professor Scolforo apresentou uma lista de propostas que visam mobilizar toda a comunidade acadêmica. Entre as sugestões, destaca-se o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, por meio de núcleos de estudos, grupos de pesquisa, empresas juniores e centros acadêmicos (CA’s). O reitor também enfatizou a importância do engajamento nas mídias sociais, convidando todos os membros da comunidade acadêmica a colaborarem na divulgação de editais e na promoção de um acolhimento mais efetivo e inclusivo na UFLA.