Comitiva da UFLA visita Fundação Certi e Sapiens Parque para fortalecer parcerias em projetos de inovação
Entre os dias 23 e 26 de setembro, uma comitiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, realizou uma visita à Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e ao Sapines Parque - complexo voltado para inovação, pesquisa e desenvolvimento localizado no câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Santa Catarina. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre possibilidades de parcerias em parques tecnológicos e incubadoras, visando tornar a UFLA uma universidade de referência em inovação. A equipe incluiu o diretor de Parques Tecnológicos, Antonio Chalfun Junior, a administradora Juliana Paviani, e representantes da Diretoria de Parcerias Institucionais (DPI/Proplag), João Antônio da Cruz Pedrozo e Wendel de Souza Pernambuco.
Durante a visita ao Sapines Parque, considerado um dos maiores parques tecnológicos da América Latina, o grupo conheceu a Incubadora Celta, reconhecida como referência em práticas de incubação. O espaço integra empresas, universidades, startups e instituições de pesquisa em um ambiente que fomenta a inovação e o empreendedorismo. O professor Chalfun Junior ressaltou o aprendizado obtido. “Foi uma experiência enriquecedora. O ecossistema de inovação apresentado é exemplar, e queremos trazer esse aprendizado para fortalecer nossas iniciativas na UFLA”, afirmou o professor.
Scolforo comenta que ficou impressionado com a estrutura e o ecossistema de inovação dos espaços visitados. "A experiência da Fundação Certi em parques tecnológicos e sua expertise em fomentar o empreendedorismo e a inovação são fundamentais para o desenvolvimento de um ecossistema que impulsiona a sociedade como um todo. Durante nossa visita, ficou claro que o investimento nesses pilares transforma ideias em soluções concretas e promissoras. A UFLA tem como compromisso trazer esse conhecimento para fortalecer nossos programas, criando oportunidades para nossos estudantes e empreendedores locais, e contribuindo para o progresso econômico e social da nossa região", considerou o reitor.
Na programação, também foi discutida a possibilidade de formalizar uma cooperação entre as instituições, com foco na capacitação em empreendedorismo e modelos de negócios, beneficiando estudantes e empreendedores da região. Essa capacitação fará parte de um amplo programa que será lançado na UFLA em 2025, e deverá contemplar docentes, técnicos administrativos e estudantes em projetos inovadores. O objetivo do treinamento será a formação em desenvolvimento de projetos no âmbito acadêmico, voltado para fortalecer o empreendedorismo e possibilitar uma maior inserção de egressos na indústria.