Pelo décimo ano consecutivo, UFLA é classificada no ranking mundial Times Higher Education - 11ª posição no País
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou em indicadores do ranking mundial Times Higher Education 2025 e, mais uma vez, subiu na classificação das instituições brasileiras, passando a ocupar a 11ª colocação nacional, frente à 12ª posição conquistada na edição anterior. Em sua 21ª edição, o ranking avaliou 2.092 instituições de ensino superior de 115 países. No total, 70 universidades brasileiras foram ranqueadas, entre elas a UFLA, o que significa ser uma universidade de classe mundial.
O ranking THE é gerado a partir de 18 indicadores agrupados em cinco pilares, que representam as áreas de excelência do ensino superior. A UFLA manteve sua pontuação nos pilares Ambiente de Pesquisa e Indústria e elevou a sua pontuação em três pilares. No indicador Ensino, a nota subiu 3,7 pontos; em Qualidade de Pesquisa, a nota subiu 1,8 pontos; já em Perspectiva Internacional, a nota da Universidade subiu 1,7 pontos. Porém, é preciso considerar que nesta edição alguns indicadores foram substituídos, receberam novas denominações e também houve mudanças nas métricas de avaliação.
Na classificação geral do ranking, a UFLA permaneceu na mesma faixa de pontuação do ano passado (1201-1500), compartilhando a 2ª colocação no Estado de Minas Gerais com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sete instituições mineiras foram ranqueadas e apenas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi classificada em um faixa de pontuação superior à da UFLA (801-1000).
"O desempenho da UFLA no ranking da Times Higher Education reflete o comprometimento contínuo da Universidade com a excelência acadêmica e o fortalecimento de sua posição no cenário global. No passado, quando sugeri que a UFLA poderia sonhar em figurar nos principais rankings internacionais, parecia uma utopia. Hoje, esse reconhecimento é uma realidade. Esse resultado, somado aos avanços em outros rankings nacionais e internacionais, reafirma o potencial da UFLA em se consolidar como uma referência de qualidade no Brasil e no mundo", considerou o reitor, professor José Roberto Scolforo.
Evolução persistente
Conforme explica o chefe do Setor de Projetos da DRI, professor André Pimenta Freire, o ranking da Times Higher Education vem incluindo, anualmente, novas universidades participantes. Em 2025, houve a adição de 185 novas instituições avaliadas, o que aumenta a exigência para que as universidades continuem avançando nos pilares mensurados para manter ou melhorar suas posições. “Nesse cenário competitivo, a UFLA tem mostrado crescimento consistente em indicadores chave, preservando sua posição no ranking global e ampliando sua projeção entre as instituições de Minas Gerais, do Brasil e do mundo”, destacou.
O diretor de Relações Internacionais da UFLA, Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, enfatiza o compromisso contínuo da Universidade em melhorar todas as suas áreas de atuação. “Esse esforço tem sido reconhecido em diversas frentes, como a classificação de cursos de graduação e pós-graduação, o crescente interesse de estudantes estrangeiros em estudar na UFLA, e a disposição de nossos discentes e docentes para realizarem estudos no exterior. Embora cada índice internacional utilize critérios específicos para avaliar as instituições, a excelência da nossa comunidade acadêmica tem recebido o merecido reconhecimento", pontua.
Evolução no indicador Qualidade da Pesquisa - Fonte: Times Higher Education
Evolução no indicador Perspectiva Internacional - Fonte: Times Higher Education
O Times Higher Education 2025 foi divulgado no dia 9/10. Clique neste link para acessar os dados completos.