Ir direto para menu de acessibilidade.
Agenda em Brasília

Infraestruturas, novos cursos e mais servidores foram pautas de reuniões do reitor em Brasília

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 01 Julho 2024 18:08 | Última Atualização: Terça, 02 Julho 2024 17:12
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em Brasília de 25 a 28/6, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. No Ministério da Educação (MEC), o reitor apresentou o planejamento para a consolidação e expansão da UFLA no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC das Universidades. A semana contou ainda com reuniões na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

Infraestrutura e novos cursos

Na sexta-feira (28/6), em reunião no Ministério da Educação (MEC), Scolforo se reuniu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tânia Mara Francisco, e com o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento, Aldous Pereira Albuquerque, para apresentar o planejamento de ações da UFLA com relação aos recursos de infraestrutura previstos no PAC das Universidades. Ao todo serão investidos 42 milhões de reais em três grandes obras. Duas delas serão para avançar a infraestrutura do Câmpus Paraíso - Prédio das Engenharias e Biblioteca - e, no Câmpus Lavras, está previsto o prédio que deverá abrigar os novos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. 

Esses novos cursos na área da saúde foram demandas apresentadas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e em alinhamento com a necessidade de profissionais na região. De acordo com o reitor, o planejamento para os novos cursos inclui as tratativas para a contratação de novos servidores docentes e técnicos administrativos necessários para sua viabilidade e, com a conclusão das negociações, os projetos deverão ser submetidos para a aprovação dos conselhos superiores da Universidade. “Seremos sempre muito responsáveis em nossas ações. Só iniciaremos novos cursos com estrutura física, servidores docentes e técnicos, equipamentos e livros, para que tenhamos todas as condições de oferecer cursos com a qualidade já consolidada na UFLA”, reforçou. 

Na reunião foram discutidos os cronograma de elaboração de projetos, licitação, início e término das obras, cronograma de desembolso financeiro, além dos benefícios acadêmicos e impactos na pesquisa, inovação e extensão que poderão ser gerados a partir dessas estruturas. 

Scolforo ainda reforçou a proposta em desenvolvimento na Universidade para a ampliação da oferta de cursos no período noturno, com foco em cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, economia e contabilidade. “O objetivo será o oferecimento de cursos inovadores, capazes de impactar positivamente a vida das pessoas, ao mesmo tempo que atendam às demandas da região e do País. Precisamos atrair os jovens em um contexto cada vez mais digital”, pontuou, reforçando que esses cursos deverão mesclar ensino presencial e a distância, parte deles com duração de três anos e todos com novas formas de abordagem pedagógica. A ideia é buscar o apoio para que as iniciativas possam ser levadas à apreciação dos conselhos superiores da Instituição. 

Mais servidores

MEC2 junhoO reitor também participou de reunião com o coordenador-geral de Gestão de Governança, Gestão e Empreendedorismo, Eduardo Batista dos Santos, tendo como pauta a carência de técnicos administrativos na Universidade. Scolforo reforçou a alta relação equivalente aluno-técnico, uma das mais altas dentre as instituições federais de ensino superior, e da necessidade urgente de se corrigir esse passivo. “Nós vamos trabalhar arduamente para agregar mais técnicos à Universidade, em número suficiente para equacionar grande parte das nossas demandas”, garantiu. 

Durante a reunião foi considerada a previsão de algumas mudanças na categoria, entre elas, a possibilidade de realização de concursos para técnicos administrativos para áreas de interesse da Instituição. Também foi reforçado o pedido para a revisão de vagas já pactuadas no passado, quando foram criados os cursos de Engenharias e Medicina e ainda não foram liberadas. Além das vagas, foi considerada a necessidade de ampliação do quantitativo de funções gratificadas para o atendimento das demandas institucionais. 

Hospital Universitário 

WhatsApp Image 2024 06 28 at 16.32.45No dia 26/6, o reitor participou de reunião na Ebserh, com a presença do presidente, professor Arthur Chioro, dando mais um passo no planejamento e formalização do contrato de gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Entre as pautas do dia, foram debatidas as áreas de atuação do hospital, o cronograma de obras e o financiamento do hospital quando ele estiver aberto ao público com atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O ponto central da reunião foi o contrato de gestão do HU-UFLA, que será colocado em pauta na próxima reunião do conselho da Ebserh e, na sequência, deverá ser validado na UFLA pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Com o acordo será possível a viabilização das questões que envolvem a adequação do HU para o atendimento de média e alta complexidade. 

“Além de servir como motor de desenvolvimento e geração de muitos empregos, o Hospital Universitário terá como meta o atendimento humanizado e de excelência, ampliando os serviços médicos de média e alta complexidade para a população de Lavras e região. Além disso, servirá para uma formação qualificada para os estudantes, incluindo a realização de pesquisas para tornar o atendimento público cada vez mais efetivo. Faremos quantas reuniões forem necessárias para garantir que o HU esteja em funcionamento no início de 2026 e seja mais um espaço de interação entre a UFLA e a sociedade”, considerou Scolforo.  

Projetos Estratégicos

No dia 27/6, Scolforo se reuniu com o secretário extraordinário para a Transformação do Estado, professor Francisco Gaetani, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A reunião pautou novos projetos estratégicos para o País com a participação da UFLA, na área de inovação digital. Na oportunidade, Scolforo apresentou a Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio – Zetta, destacando sua capacidade de prover alternativas de pesquisa e desenvolvimento para a agricultura e o meio ambiente. Gestor público com longa trajetória acadêmica, Gaetani é professor permanente do Instituto Rio Branco e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo ocupado, entre outros, os cargos de responsável pela área de governança e de coordenador-geral das ações do PNUD no Brasil.

Andifes

Na quinta-feira (27/6), o reitor participou da 169ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes. Entre os principais pontos da agenda, destacam-se iniciativas para o fomento de bolsas, o balanço do orçamento executado pelas instituições no primeiro semestre de 2024 e as relações internacionais das universidades federais. Durante a reunião foi aprovada, por aclamação, a criação do Colégio de Gestores de Acessibilidade das Universidades Federais no âmbito da Andifes, que deverá atuar como interlocutora das unidades de acessibilidade/napnes ou setores equivalentes junto aos órgãos e setores do MEC, Andifes e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  

A reunião teve a apresentação do representante do Banco Santander, Rafael Gomes, para tratar de iniciativas da Rede Universia na área de educação superior, empreendedorismo e emprego. Outra pauta tratada na reunião foi a apresentação dos resultados do Programa de Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont, fruto de um termo de cooperação com a Andifes fechado em 2022. O diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica Brasileira (LNCC), Fábio Borges de Oliveira, apresentou os resultados do programa que prevê a presença de pontos focais do LNCC nas universidades e institutos federais de todo o País, incluindo a UFLA.  

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção