Grupo Rehagro sinaliza interesse em habitar o Parque Tecnológico da UFLA
Para a consolidação do Parque Científico e Tecnológico, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está atenta à necessidade de atração de empreendimentos, como forma de motivar o desenvolvimento de inovações e parcerias através da integração de empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais. Na segunda-feira (17/6), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, participou de reunião com o fundador e diretor da empresa Rehagro, Fábio Sidnei Corrêa, que sinalizou para a possibilidade de investimentos nas áreas de pesquisa e inovação e ser uma das empresas âncoras do Parque.
A reunião contou com a presença do diretor do Parque Tecnológico, professor Antônio Chalfun Júnior, e do diretor de Inovação e Tecnologia, professor Paulo Henrique Leme.
Durante a reunião, o reitor destacou o Parque como um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias, a criação de startups e o crescimento de empresas de base tecnológica que venham impactar positivamente a região. Do ponto de vista da Universidade, pontuou que a criação de um ecossistema de inovação deverá favorecer a integração do corpo docente e discente com as empresas, permitindo novas conexões e a formação de profissionais em sintonia com as demandas da sociedade.
“Precisamos estimular que mais pessoas tenham vontade de estudar na UFLA, não apenas pelo ensino, pesquisa e extensão, em que já é referência em diferentes áreas do conhecimento, mas também pelo conjunto de oportunidades que ela pode oferecer. O ambiente de inovação e empreendedorismo além de oferecer uma nova opção profissional, contribui para a maior empregabilidade dos nossos egressos da graduação e da pós-graduação”, considerou Scolforo.
Tendo a UFLA como referência profissional, Fábio Corrêa comenta que participar de um empreendimento de inovação como o Parque Tecnológico de Lavras seria uma forma de retornar à origem e contribuir para a construção de um ambiente que alie embasamento teórico e inovação. “Hoje já temos uma parceria com a Universidade, mas ainda temos muito a fazer. Sou apaixonado pela UFLA”, considerou.
A Rehagro faz a ponte entre pesquisadores, consultores e produtores rurais, com foco no aumento sustentável da rentabilidade na agricultura e pecuária a partir de diagnósticos e soluções inovadoras. Parte dos funcionários da empresa são egressos da UFLA, além de professores e estudantes que participam de projetos de pesquisa e inovação.
Incentivo à inovação
Vale destacar o desempenho da UFLA no THE University Impact Ranking 2024, em que foi ranqueada em nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse ranking, que avalia anualmente mais de 2000 instituições de ensino superior, a Universidade está entre as 300 instituições do mundo com as melhores práticas no ODS 9 - Indústria inovação e infraestrutura (201-300). A UFLA é a primeira universidade federal da lista neste ODS, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a classificação global, o THE utiliza como critérios as pesquisas sobre indústria, inovação e infraestrutura; patentes citando pesquisas universitárias; spin-offs acadêmicas e renda de pesquisa proveniente da indústria.
Em nova fase de desenvolvimento, a UFLA deverá, em breve, fazer o relançamento do edital de seleção para abrigar empresas interessadas em participar do Parque Tecnológico de Lavras.