Suspensão do Calendário

Por unanimidade, CEPE confirma suspensão do calendário letivo na UFLA - Confira orientações

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 16 Mai 2024 19:03 | Última Atualização: Segunda, 20 Mai 2024 07:39

Em reunião nesta quinta-feira (16/5), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA) referendou, por unanimidade, a suspensão do calendário letivo e do cronograma acadêmico para os cursos de graduação presenciais e da pós-graduação Stricto sensu, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A suspensão foi estabelecida no dia 5 de maio, por meio da Portaria Reitoria nº 281 e reeditada pela Portaria Reitoria Nº 351, de 13 de maio, que incluiu a suspensão do calendário letivo para o Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (CApNedi/UFLA).

A suspensão do calendário letivo e do cronograma acadêmico não se aplica aos cursos de demanda específica. Também não se aplica aos procedimentos administrativos e acadêmicos cujas interrupções possam vir a produzir danos irreparáveis.

Impactos na graduação

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informa que, embora as aulas estejam suspensas, as questões pontuais que poderão afetar o futuro profissional dos estudantes poderão ser encaminhadas e serão avaliadas caso a caso. Essa avaliação será realizada pela PRG em conjunto com o comando de greve.

Os prazos de matrículas de estudantes veteranos estão suspensos, até que seja definido o novo calendário.

Os prazos dos seguintes processos seletivos com editais em andamento estão temporariamente suspensos, segundo a Portaria nº 453.

• Edital nº 4/2024/COPS/DRCA/PROGRAD, referente à oferta de vagas remanescentes de cursos de graduação presenciais na UFLA, aprovado pela Resolução CEPE nº 068, de 2 de abril de 2024.
  • Edital nº 7/2024/COPS/DRCA/PROGRAD, que torna públicas as condições de habilitação às vagas oferecidas para admissão aos cursos de Graduação presenciais, com matrícula inicial no 2º semestre letivo de 2024, de acordo com o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA), referendado pela Resolução CEPE nº 069, de 2 de maio de 2024.
  • Edital nº 8/2024/COPS/DRCA/PROGRAD, que torna pública as condições do processo seletivo de expectativa de vagas (cadastro de reserva) destinado à ocupação de eventuais vagas iniciais não preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU 2024, oferecidas para admissão aos cursos de Graduação presenciais, com matrícula inicial no 2º semestre letivo de 2024, referendado pela Resolução CEPE nº 070, de 2 de maio de 2024.

Impactos na pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) esclarece que, independente da suspensão do calendário acadêmico da pós-graduação, os prazos de defesa de dissertações e teses não serão alterados. Esses prazos não estão vinculados ao calendário acadêmico e contam em meses corridos, conforme Artigo 16, do Regulamento Geral da Pós-Graduação (Resolução CEPE n° 077/2024). Para as Agências de Fomento (Capes, Fapemig, CNPq), os prazos também são contabilizados em meses corridos, inclusive em relação à concessão de bolsas.

Portanto, os discentes devem se atentar aos prazos de defesa estabelecidos em seu histórico escolar, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A suspensão do calendário acadêmico não impede a marcação e a realização das bancas de defesas de dissertação, teses, assim como exames de qualificação.

Os discentes que, por ventura, não possam realizar a defesa no prazo estabelecido no histórico, devem obrigatoriamente solicitar a prorrogação de prazo, seguindo as orientações disponíveis em https://prpg.ufla.br/discentes/form#prorrogacao

Impactos na Pesquisa

Embora as pesquisas sejam prejudicadas, a maioria não para durante o período de suspensão do calendário letivo e do cronograma acadêmico. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o impacto está no afastamento dos estudantes que poderiam estar iniciando atividades nos laboratórios de pesquisa. Os bolsistas de Iniciação Científica (IC) e da pós-graduação precisam cumprir carga horária mínima de atividades, permanecendo na Universidade.

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEP) permanecem ativos, recebendo novos projetos até o 5º dia útil de cada mês. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3829-5182

Programa Institucional de Bolsas

A Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape/UFLA) informa que durante o período de suspensão dos calendários, será realizado o pagamento das bolsas referentes ao Programa Institucional de Bolsas. O Programa é uma ação de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais e em programa de pós-graduação Stricto sensu.