Orientações para contenção da disseminação do coronavírus
A taxa de testes positivos para Covid-19 aumentou nos últimos 20 dias no Brasil. Conforme boletim publicado em 15/9/2023 pela Prefeitura Municipal de Lavras, atualmente, 153 pessoas estão em isolamento e quatro hospitalizadas. O atual cenário nos alerta para a necessidade de voltarmos a nossa atenção para as medidas de contenção da disseminação do coronavírus em nossa Instituição.
Sendo assim, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, sugere as seguintes ações individuais e coletivas para o cenário atual:
Qualquer pessoa que apresentar sintomas sugestivos de coronavírus deverá iniciar o uso de máscara e comparecer em uma unidade de saúde para atendimento médico e testagem.
Intensificar a prática de limpeza das mãos com álcool a 70% e evitar a utilização de objetos compartilhados (telefone, computadores, canetas e outros utensílios)
Gestantes, idosos e pessoas imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade, seja por doenças, tratamentos ou por transplante, devem fazer o uso contínuo de máscaras em locais fechados e evitar aglomerações.
Pessoas que compartilham salas ou espaços de trabalho e estudo, que realizam atendimento ao público, que adentram em locais mal ventilados ou que frequentem espaços com aglomeração, como é o caso do transporte coletivo, sugere-se usar máscaras nestes locais.
Servidores, colaboradores e discentes deverão apresentar aos setores competentes atestado médico constando o prazo de isolamento/afastamento das atividades.
O Ministério da Saúde reforça que a vacinação contra a Covid constitui a principal medida preventiva. Atualmente apenas 16% da população brasileira possui esquema completo com a vacina bivalente.