Inbatec realiza solenidade de graduação para empresas incubadas
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA) realizou, no dia 19/6, cerimônia para celebrar a conclusão do Programa de Incubação por três de suas empresas incubadas: Environment Inteligência de Negócios e Tecnologia, IQualis Biotecnologia e Moka Mind Inteligência Artificial.
O evento reuniu empreendedores, mentores e membros da comunidade para marcar o fim do período de incubação. Compuseram a mesa da solenidade o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior; o pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Márcio André Stefanelli Lara; o coordenador da Inbatec, professor Denis Renato de Oliveira; a representante da Coordenadoria de Inovação, Cláudia Salgado Gomes; a analista do Sebrae Glaucya Vale; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Lavras Paulo Curió e o diretor-presidente da Agência Rhizoma Álex Valentina.
Ao ingressar no Programa de Incubação, as empresas de base tecnológica, que têm na inovação tecnológica os fundamentos de sua estratégia competitiva, recebem apoio para se consolidar durante três anos. Nesse período, as empresas incubadas participam de capacitações ofertadas pela Inbatec e registram os caminhos de sua evolução. A cada entrega documental, a equipe da Inbatec realiza um relatório com a análise das ações exercidas pelas empresas, de modo que elas possam ser aprimoradas.
Desse modo, chegar ao final do programa de incubação significa que a empresa está em pleno funcionamento, pronta para se estabelecer no mercado sem o apoio da Inbatec. A graduação atesta que a empresa desenvolveu um produto ou serviço sólido e competitivo, alcançando os marcos e metas estabelecidos durante o período de incubação, por meio de diagnósticos de monitoramento.
Durante a cerimônia de graduação, foram entregues certificados de graduação para as três empresas que se graduaram, reconhecendo suas conquistas e destacando a dedicação e o trabalho árduo de cada equipe empreendedora, como também o empenho da Inbatec e da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA no apoio aos novos negócios. O evento representou um importante marco na jornada das startups, pois simboliza a transição para uma nova fase de desenvolvimento, em que as empresas poderão utilizar as habilidades adquiridas ao longo de sua jornada de incubação para se destacarem em seus respectivos mercados.
“Todas as empresas encerram o ciclo de incubação mais preparadas do ponto de vista administrativo – considerando todo o suporte dado na organização dos procedimentos de gestão, nas perspectivas jurídica, financeira e de marketing, dentre outras. Elas saem também mais maduras do ponto de vista tecnológico, do conhecimento sobre o impacto e o valor gerado pelos seus produtos e processos inovadores. Empresas de alto potencial competitivo e tecnológico, capazes de contribuir para o fortalecimento da economia local por meio da geração de novos empregos e promoção de qualidade de vida para a população”, destaca o coordenador da Inbatec, professor Denis Oliveira, em seu discurso proferido na cerimônia.
Legenda: Nas fotos acima, os representantes das três empresas recebem o certificado de graduação: Érika Castro, da Environment Inteligência de Negócios e Tecnologia; Márcia Rufini, da IQualis Biotecnologia e o professor Ahmed Esmin, da Moka Mind Inteligência Artificial