Experiência no planejamento estratégico da UFLA é apresentada em reunião do Forplad
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia!” A frase de William Edwards Deming foi usada pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Proplag/UFLA), professor Márcio Machado Ladeira, na quarta-feira (12/4), durante apresentação na reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). O evento aconteceu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, até esta sexta-feira (14/4).
O pró-reitor ministrou a palestra “Panorama de Boas Práticas - Plano de Desenvolvimento das Unidades Acadêmicas (PDU): Importância de sua aderência ao planejamento estratégico”. A apresentação enfatizou a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (PDI) e dos PDUs das unidades acadêmicas, bem como a metodologia de elaboração dos objetivos estratégicos, metas e indicadores que compõem o documento. Os mapas estratégicos abarcam diferentes dimensões e grupos de objetivos, servindo para nortear e monitorar as ações da gestão universitária.
O relato da experiência da UFLA incluiu o processo de Gestão de Riscos, que segue a metodologia proposta pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission. Como resultado, a UFLA está entre as instituições com melhor índice integrado de governança e gestão pública-IGG do País, segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com base em dados de 2020.
O professor Márcio Ladeira destacou a importância da gestão trabalhar com objetivos e metas bem definidos, para assim, ser possível monitorar e avaliar os resultados e demonstrar o papel e impacto das universidades para a sociedade. “Os tempos atuais exigem que as instituições de ensino superior demonstrem seu valor para o desenvolvimento do País. Só assim garantimos sustentabilidade financeira, com previsibilidade orçamentária e atratividade para novos estudantes”, enfatizou.
Sobre o Forplad
O Forplad tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes destas instituições e tem como principais objetivos: estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração, promover o intercâmbio, consolidar e divulgar documentos, encaminhar propostas e assessorar os dirigentes das IFES.
Uma marca da UFLA na UFAM
Nesta sexta-feira (14/4), os pró-reitores fizeram o plantio de uma árvore no câmpus da UFAM para cada universidade representada no evento. O professor Márcio Ladeira fez o plantio de um ingazeiro, que recebeu uma placa indicativa com o nome da UFLA. “O compartilhamento das experiências durante toda a reunião foi complementado com o ato simbólico de um legado para o futuro”, considerou.