UFLA esclarece sobre ocorrências de furto na Moradia Estudantil
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esclarece - a respeito das informações em circulação, sobre furtos na Moradia Estudantil - que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e será também remetido à Polícia Federal.
Os estudantes de um dos apartamentos relataram à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) que um notebook foi furtado na noite de 10/3. A Diretoria de Segurança, Trânsito, Limpeza do Câmpus e Logística (DSTL/Proinfra/UFLA) já verificou as câmeras de segurança. Uma delas registra uma pessoa entrando pela janela do apartamento e saindo, no intervalo entre as passagens do vigia, que estava ativo no local. As imagens serão enviadas à polícia para compor as investigações. Os estudantes relataram estar no apartamento quando o furto aconteceu, por volta das 23h20, mas não escutaram ou viram a movimentação.
Após queixa anterior de furto no local, a UFLA providenciou, em fins de 2022, a instalação de mais duas câmeras no local, contemplando os fundos da Moradia (uma delas, inclusive, agora permitiu o registro do movimento suspeito). Houve também investimento na melhoria da infraestrutura de iluminação na área e o sistema de porteiros no local foi substituído por um posto fixo de vigilância que atua 24 horas, ininterruptamente, e outro que faz a ronda. Com o ocorrido nesse dia 10/3, serão contratados mais dois vigilas para o período noturno, para que fique um em cada prédio da Moradia Estudantil.
A atuação da Universidade na manutenção da Moradia Estudantil é constante e feita pela Praec, que mantém contato direto com os moradores. Recentemente, além das medidas de segurança, foi realizada reforma no interior dos apartamentos, com melhoria da rede elétrica, hidráulica e cabeamento de internet; pintura nas áreas internas e externas; aquisição de microondas, fogões e máquinas de lavar roupas e equipamentos para a melhoria da rede wi-fi.
Assim, a UFLA acompanha diretamente os acontecimentos e dará todo o suporte à polícia para que as apurações sejam feitas.