Projeto de inclusão musical de ex-aluno da UFLA vence a primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon
Ao todo, 29 participantes de diversas instituições de sete estados brasileiros participaram dos desafios propostos durante os três dias do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education, em São Paulo. Com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH), o evento teve como proposta apresentar soluções digitais para a área da educação.
O projeto Tech_la, vencedor do evento, propõe um aplicativo de ensino musical acessível, que inclui um dispositivo de teclas, para despertar o interesse em instrumentos musicais em crianças e jovens, que ainda não estão familiarizados com o universo dos sons. O representante da equipe vencedora, Igor Niemeyer, ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), formado em Administração Pública, ressalta que o projeto tem como objetivo facilitar o ensino de música nas escolas. “Professores de artes, por exemplo, sem formação musical, poderão dar aulas de músicas com facilidade”.
Igor Niemeyer destaca que tudo foi feito em parceria, com a representação de diferentes áreas. “O grupo é bem heterogêneo, com administrador público, professora de música, estudante de computação, engenharia da computação e letras. Todos trabalharam em conjunto, foi um grande trabalho em equipe acima de tudo”. Também fizeram parte da equipe Igor Borges, da Universidade Estadual de Campinas; Priscilla Prueter, da Universidade Federal do Paraná; Johanna Kirchner, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Alice Xavier, da Universidade Federal de Itajubá e Vitor Behnck, da Universidade Federal de Santa Catarina.
O encontro, que promoveu o intercâmbio entre a expertise de mentores e organizadores alemães com hackers qualificados do Brasil inteiro, ofereceu soluções para os diversos desafios atuais no ensino digital, que possam ser compartilhados ou reproduzidos facilmente por várias instituições, ou continuar o desenvolvimento por meio de cooperações bilaterais entre Brasil e Alemanha.
Os vencedores da primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon - Digital Education foram premiados com certificado e convites para participar do Congresso de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de de setembro em São Paulo.
A apresentação dos projetos está disponível pelo YouTube por meio do link:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UYpj-0ZbRpM