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PRESTAÇÃO DE CONTAS

Relatório de Gestão da UFLA referente ao exercício de 2021 está disponível para a comunidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 03 Mai 2022 14:53 | Última Atualização: Quarta, 04 Mai 2022 14:19
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Foi publicado na sexta-feira (29/4) o Relatório de Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) referente ao ano de 2021. Aprovado pelo Conselho Universitário (CUNI) e pelo Conselho de Curadores, o documento integra o processo de prestação de contas da Universidade, que atende a orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), e está disponível para apreciação por toda a sociedade.

Mensagem dos dirigentes, que abre o Relatório de Gestão do Exercício de 2021

Estas páginas são uma síntese da caminhada da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante o ano de 2021. Ainda sob os desafios da pandemia de Covid-19, e das muitas outras adversidades que essa situação de emergência em saúde pública trouxe ao cenário educacional do País, a Instituição seguiu em uma trajetória sólida, cumprindo seu papel na sociedade, com resultados positivos no ensino, na pesquisa e na extensão. Gestores, servidores e estudantes da UFLA demonstram, pelos resultados que construíram ao longo do ano, o quanto as universidades são um bem público de valor para a conjuntura social, e que devem ser defendidas e valorizadas pela sociedade.

No ensino, nosso compromisso com a formação qualificada dos estudantes nos levou a um trabalho árduo de preparação para o retorno presencial, feito de forma gradual a partir de setembro. Ações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) permitiram elevação da Taxa de Sucesso da Graduação em 2021, apesar das dificuldades relacionadas à pandemia, principalmente com o desafio do ensino remoto, o aumento da vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes e a inserção de muitos deles em uma jornada dupla de atividades, conjugando trabalho e estudos. Houve também aperfeiçoamento dos mecanismos de ingresso, com a elaboração do projeto de reestruturação do Processo de Avaliação Seriada (PAS), com o objetivo de ampliar oportunidades de acesso à Universidade, especialmente para estudantes das microrregiões Lavras e São Sebastião do Paraíso. Foi também um ano em que a UFLA ultrapassou a marca dos 20 mil profissionais formados na graduação, além de ter publicado o primeiro processo seletivo para ingresso no câmpus de São Sebastião do Paraíso, precedido pela criação, pelo Conselho Universitário (CUNI), do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, de São Sebastião do Paraíso, cujo primeiro curso - o Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia - foi também criado pelos Conselhos Superiores da Universidade.. Na pós-graduação, iniciamos o sistema de autoavaliação dos Programas de Pós-graduação (PPGs), pelo qual torna-se possível identificar as percepções e informações de caráter qualitativo sobre o desempenho dos PPGs da UFLA, constituindo subsídios para planejamentos e aperfeiçoamentos. Também expandimos a atuação na internacionalização, formalizando 39 instrumentos de cooperação internacional, chegando a 113 instrumentos vigentes. Registramos também uma clara tendência de aumento das produções científicas em colaboração internacional, reflexo de ações como o Capes PrInt. Houve também o empenho para a elaboração da Mostra de PósGraduação, que hoje constitui material permanente para divulgar os programas e estimular o interesse dos estudantes por esse nível de ensino.

Como centro gerador de conhecimento, por meio da pesquisa científica, tivemos também conquistas como a ampliação em 88% de cotas de bolsas de iniciação científica, possibilitada por aprovação em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Chegamos ao maior número de cotas dos últimos seis anos. O número de publicações científicas também tem sido crescente ao longo dos anos, atingindo a expressiva marca de 1.163 artigos publicados em periódicos indexados na base Web of Science no ano de 2021. O número de livros publicados pela Editora UFLA (25) também foi o maior dos últimos seis anos. Os requerimentos de propriedade intelectual tiveram o segundo maior número da série histórica dos últimos 30 anos, com 24 pedidos realizados.

Membros da comunidade acadêmica obtiveram premiações e reconhecimentos diversos. De acordo com o AD Scientific Index, publicado em 2021, a UFLA teve 63 pesquisadores entre os dez mil mais influentes da América Latina, e 19 no grupo dos Brics. Já um estudo publicado no periódico Plos Biology do Statistics and MetaResearch Innovation Center at Stanford (Metrics), da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, oito professores da UFLA apareceram entre os cem mil cientistas mais influentes do mundo.

Nas ações de assistência estudantil, mantivemos uma série de programas destinados a estimular a inclusão e a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior, diante do cenário agravado pela pandemia. Um estudo relacionado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) mostrou que os investimentos são enobrecidos pelos estudantes, já que os beneficiados por esses recursos tiveram melhor desempenho médio da variável Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e menor Taxa Média de Reprovação, quando comparados aos não beneficiados.

Investimos em melhorias na Moradia Estudantil, tanto na infraestrutura física quanto de eletrodomésticos e serviços de Internet. Também tivemos o diferencial de consolidar a implantação da gestão informatizada do Programa Institucional de Bolsas e melhorias no sistema de controle de moradia estudantil, além de inserção, no SIGUFLA, do Sistema de Avaliação Socioeconômica e informatização dos demais controles de gestão dos benefícios da assistência estudantil.

Na relação direta com a sociedade, por meio da extensão universitária, tivemos a realização de mais de 1900 eventos técnico-científicos, com mais de 71 mil participantes - são os maiores números dos últimos anos. O período também foi marcado pela elaboração da Política Institucional de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural e Científico da UFLA, de uma política para acompanhamento de egressos e discussões para formulação de uma Política Cultural da UFLA. O número de entidades de extensão também cresceu, com 12 novos núcleos registrados. Outro ponto importante foram os trabalhos pela inserção de atividades de extensão nos currículos de graduação.

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFLA, implantado em 2020, expandiu o atendimento a municípios em 2021 e é uma das muitas iniciativas da Universidade que contribuíram diretamente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A Universidade também deu retorno direto à sociedade, em parceria com outras instituições, como foi o caso dos projetos conjuntos com a Receita Federal, que garantiram destinação sustentável a mercadorias apreendidas, reduzindo custos para cofres públicos, beneficiando o meio-ambiente e permitindo novos usos para o material descaracterizado.

Seguimos com as ações de gestão de pessoas, pelas quais mais de 800 servidores passaram por capacitação. A UFLA também deu um salto em seu sistema de planejamento, gestão de riscos e controle, com a publicação dos Planos de Desenvolvimento de Unidades (PDUs) e Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC). Na gestão ambiental, obtivemos a regularização da Estação de Tratamento de Água pelo órgão ambiental responsável, e as barragens da UFLA foram auditadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), gerando os respectivos relatórios de segurança. Na infraestrutura, foram 11 obras em andamento nos câmpus, com inauguração de novas estruturas no câmpus de São Sebastião do Paraíso e de Lavras.

Tivemos também evolução significativa nos processos de gestão, com a criação, em 2021, da Superintendência de Governança e da Superintendência de Integridade e Correição, que antes funcionavam como assessorias e agora ficam como estruturas regimentais ligadas à Reitoria. O ano também foi importante na consolidação e regulamentação da nova estrutura da organização, que agora conta com as faculdades, escolas e institutos. Muito se evoluiu também nos trâmites de instrumentos jurídicos e no relacionamento com as fundações de apoio, no sentido de se melhorar a eficiência e os controles, visando à segurança do correto uso dos recursos públicos aportados pela sociedade.

Os resultados de 2021 foram limitados pelas restrições orçamentárias, já que temos lidado com uma queda sistemática de orçamento nos últimos anos. O orçamento discricionário vem sofrendo queda acentuada a partir do ano de 2016, resultando, em 2021, em um orçamento que é 53,5% do orçamento de 2010, se considerada a correção pelo IPCA anual. Cenário parecido ocorre com o custo corrente por aluno equivalente, indicador do Tribunal de Contas da União (TCU) para o qual a UFLA já é uma das instituições federais de ensino superior com o menor valor. Não fossem essas restrições, muitos outros avanços poderiam estar em curso.

E mais: nos preocupamos extremamente com a sustentabilidade econômico-financeira da UFLA nos anos futuros, pois, se a tendência de falta de financiamento continuar, as atividades finalísticas ficarão inviabilizadas, mesmo com um planejamento bem feito e o estabelecimento de prioridades, o que tem sido praticado pela gestão. A escassez de servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAE) é um dos grandes desafios. A partir de 2008, a UFLA praticamente triplicou o número de estudantes, duplicou o número de docentes, mas, principalmente devido à extinção de cargos de TAE, o aumento nessa categoria foi de apenas 1,7 vezes. Nesse período, 35% do quadro de técnicos que existiam em 2008 foram perdidos por extinção. A relação Estudante/TAE, passou de 13:1 para 23:1 entre 2007 e 2019, respectivamente, sendo que o mínimo para não comprometer a qualidade das atividades finalísticas é de 15:1. A relação TAE/docente, outro indicador importante, passou de 0,94 para 0,73 entre 2007 e 2019, respectivamente. A relação mínima aceitável é de 1:1 (Figura 1).

Essa situação no quadro de servidores técnico-administrativos levou a um aumento de quase 400% nos gastos com locação de mão de obra, tendo o ano de 2007 como referência, e o ponto mais alto em 2019 (último ano cheio sem pandemia). A previsão de gastos desses recursos se apresenta ainda mais desafiadora para o ano corrente e os vindouros, considerando o cenário inflacionário vivido pelo País. Com isso, o custeio da Instituição ficará inviabilizado em pouco tempo, comprometendo a qualidade e a viabilidade dessa instituição centenária, tão importante para o desenvolvimento do Brasil e do Mundo. Hoje, são necessárias, no mínimo, 120 vagas de técnicos administrativos para solucionar a questão.

O problema ainda se agravou mais com a implantação das atividades acadêmicas do campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso, cumprindo compromisso da UFLA com a sociedade e com o MEC, onde foram pactuados com 60 (sessenta) TAE, mas, nenhum foi alocado até o momento.

Este texto traz apenas alguns destaques que marcam o ano de 2021 na Universidade Federal de Lavras. O relato completo deste documento atende aos critérios de fidedignidade, precisão e completude. O documento é um resumo íntegro e confiável das ações realizadas na UFLA durante o período, com o envolvimento de professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, estudantes e outros colaboradores. Pela natureza participativa do planejamento e execução dos diversos projetos, o relatório também foi construído a partir da colaboração de diferentes atores institucionais, consolidada pelos pró-reitores, sob organização feita pela Superintendência de Governança e colaboração da Coordenadoria de Comunicação da Universidade, com a revisão e editoração gráfica.

João Chrysostomo de Resende Júnior e Valter Carvalho de Andrade Júnior

Consulte também os relatórios dos anos anteriores: https://ufla.br/acessoainformacao/processos-de-contas-anuais

 
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