UFLA define diretrizes para o Acompanhamento de Egressos da Instituição
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) definiu um conjunto de diretrizes para o acompanhamento dos egressos da Instituição, como parte do processo de avaliação da qualidade da educação superior e de aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos e de formação profissional. As diretrizes estão alinhadas às orientações do Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes).
O gerenciamento, execução e avaliação do acompanhamento do egresso serão realizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que irá designar um Comitê de Egressos para assessorá-la. O comitê será presidido pelo coordenador de Educação Continuada e Cultura (CECULT) e composto pelo coordenador de Extensão (COORDEX) da Proec e por representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP); Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI/SG).
O acompanhamento irá abranger atividades que permitam integrar os egressos à comunidade acadêmica da UFLA; manter e aprimorar um canal de relacionamento para o acompanhamento de seu itinerário profissional por meio de sistemas de informações institucionais acadêmica; propor ações que contribuam para a inserção e a manutenção no mundo de trabalho e na educação continuada, entre outros objetivos. As unidades acadêmicas e os colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação deverão apoiar o acompanhamento do egresso, fomentando a participação e a manutenção de seu vínculo com a Instituição.
A operacionalização do processo será realizada por intermédio da Plataforma de Gestão e Acompanhamento de Egressos (Plaeg), sistema eletrônico que irá gerenciar a comunicação, relacionamento, interação por mídias sociais e análise dos dados integrados de egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFLA. O sistema será alimentado com o auxílio dos egressos.
Os ex-alunos que mantiverem seu cadastro atualizado terão benefícios como conta de e-mail com direito a serviços como armazenamento em nuvem e conferência web; acesso ao acervo digital da UFLA, incluindo teses e dissertações, e-books etc; periódicos disponibilizados pela CAPES, no contexto da educação continuada; utilização da rede Eduroam na UFLA e em qualquer instituição parceira no país e instituições internacionais, por meio da Comunidade Acadêmica.
Para mais informações, acesse a resolução que dispõe sobre as diretrizes de acompanhamento dos egressos.