Criada sala virtual sobre Covid-19 para capacitação e orientação a profissionais de saúde e outros públicos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ativou uma sala virtual com o objetivo de disponibilizar informações atualizadas sobre o novo coronavírus. O espaço é direcionado a estudantes, professores, profissionais da área da saúde, funcionários da Prefeitura Municipal de Lavras (PML), professores de outras universidades e demais interessados. Para acessar o recurso, membros da comunidade acadêmica da UFLA devem entrar no Campus Virtual, fazer login e procurar pelo curso Covid-19. Já integrantes de públicos externos à Universidade devem enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o acesso.
A professora Míriam Monteiro de Castro Graciano, do Departamento de Ciências da Saúde (DSA/UFLA), é quem coordena o projeto de capacitação que deu origem à sala virtual. A iniciativa foi motivada pelo fato de a pandemia ter estimulado a disseminação de uma série de notícias sobre o tema nas redes sociais. “Muitas vezes, as informações se espalham rapidamente, misturando verdades a um grande volume de informações falsas, que têm levado muitas pessoas ao pânico em todo o País”, explica a professora.
Outro motivador para a criação da sala é o fato de que o tema Covid-19 é novo para a comunidade científica e para os profissionais de saúde em atendimento, o que exige iniciativas de capacitação e atualizações constantes. Essa necessidade foi discutida pelo Comitê Especial de Emergência da UFLA (CEE Covid-19 UFLA) e pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19, criado pela Prefeitura Municipal de Lavras, assim como a necessidade de capacitação de estudantes de medicina para auxiliarem em diferentes frentes de divulgação da informação.
Com base em fontes seguras - como o Ministério da Saúde (MS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre outras - a sala virtual funciona como uma espécie de fact-checking, ou seja, de checagem de fatos. “O grande volume de informação em circulação torna muito difícil a análise e seleção de informação tecnicamente correta. A sala virtual veio para direcionar as pessoas em relação às informações que chegam, muitas vezes de forma indevida. Como a sala é dinâmica, cada um entra e tem a liberdade de consultar o material que estará disponível”.
A sala já possui 384 inscritos e o aprendizado é autodirigido. Além do conteúdo didático, os participantes também têm a oportunidade de interagir em fóruns de discussão, esclarecendo dúvidas, e obtendo indicação de cursos gratuitos já disponíveis na internet.
Mais sobre o espaço virtual
A sala virtual ganhou o nome de Covid-19 e todo o material coletado foi dividido nas seguintes seções temáticas:
- Links para trabalho social de ajuda humanitária;
- Onde encontrar informações corretas (aplicativos, sites oficiais, cursos gratuitos e publicações científicas e normas técnicas);
- Como se comportar para conter a propagação da doença;
- Orientações para quem está em trabalho remoto e tem criança em casa;
- Onde e quando procurar ajuda médica;
- Tratamentos;
- Como cuidar da própria saúde mental;
- Diretrizes para serviços de atenção primária (PSF);
- Orientações para serviços de atenção terciária (hospitalar e UPA).
Outra ação importante da sala virtual é subsidiar, com informações, o atendimento remoto às pessoas com quadro gripal, diminuindo os fluxos de pessoas no Programa de Saúde da Família (PSF) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), orientando fluxos e discutindo casos clínicos.
Ações paralelas
Outra ação realizada também pelo Departamento de Ciências da Saúde é o treinamento prático executado pelas professoras Maeve Freitas e Danielle Carvalho Santana, que visitam os Postos de Saúde da Família (PSF) para orientar os profissionais quanto ao protocolo de abordagem da síndrome gripal e a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI). A Diretoria de Comunicação da UFLA (Dcom) e o Comitê Especial de Emergência para prevenção ao coronavírus (CEE Covid-19 UFLA) produziram três vídeos de orientação aos profissionais da saúde, para utilização nos treinamentos.
Vídeo Paramentação de profissionais de saúde
Desparamentação de profissionais de saúde
Já os professores Hélio Haddad Filho e Marcelo Assunção, juntamente com o médico Peter William Hutchinson e Castro, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), estão trabalhando em um protocolo clínico para orientar e organizar o fluxo hospitalar e a abordagem clínica dos pacientes que estão em estado mais grave e precisam de internação.
O projeto de extensão Minuto da Saúde, da UFLA, também disponibilizou um canal no WhatsApp para que as pessoas possam tirar dúvidas sobre orientações, condutas adequadas, dados atuais e informações científicas sobre a doença. O Plantão de Esclarecimentos funciona de 8h às 22h, com a atuação de estudantes de medicina, sob auxílio de professores do curso. O número é (35) 99272-0179.
De acordo com a professora Míriam, “o intuito de todas essas atividades é direcionar os profissionais e repassar as informações corretas, com a disponibilização de documentos oficiais para que as pessoas não fiquem perdidas no mar de informação, misturado ao mar de desinformação.”
Texto: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig