Orientações Coronavírus
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (5), mais quatro novos casos de coronavírus, um no Rio de Janeiro, no município de Barra Mansa, um no Espírito Santo e dois em São Paulo. Com a confirmação desses casos, o Brasil possui agora oito casos de coronavírus. Todos os casos se referem a indivíduos que retornaram de países com transmissão local do vírus ou tiveram contato direto com individuo infectado.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel nas mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, usar o antebraço para evitar propagação de gotículas ao tossir ou espirrar. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
A Coordenadoria de Prevenção de Endemias (COPE-UFLA) e a Coordenadoria de Saúde da UFLA estão em contato permanente com o chefe da Vigilância Epidemiológia de Lavras para analisar rigorosamente todos os casos suspeitos.
Como orientação, indivíduos que acabam de regressar de área de transmissão local: Itália, China, etc (atualizações diárias no site da OMS) possuem indicação de restrição de suas atividades rotineiras por um período de cinco dias. A depender da evolução de sintomas há necessidade de adequada avaliação médica e atestado.
IMPORTANTE: INDIVÍDUOS COM SINTOMAS GRIPAIS ISOLADOS, QUE NÃO VIERAM DE ÁREA DE RISCO, NÃO CONSTITUEM AMEAÇA À SAÚDE COLETIVA, LOGO NÃO POSSUEM INDICAÇÃO DE AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS OU PROFISSIONAIS.
Mais informações podem ser acessadas no site da Organização Pan-Americana de Saúde
Qualquer dúvida entrar em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Organização Mundial de Saúde
Ministério da Saúde
Vigilância Epidemiológica de Lavras - Richardson Costa Carvalho