UFLA está no ranking mundial das melhores universidades e avança em vários quesitos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou em quatro dos cinco pilares do ranking mundial Times Higher Education (THE) 2019, em comparação à edição anterior. A evolução foi registrada nos pilares pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. A instituição ocupa a 13ª posição entre as 46 instituições do Brasil classificadas este ano.
O maior avanço ocorreu no pilar “investimento da indústria”, que avalia as parcerias da universidade com o setor industrial. A UFLA registrou um crescimento de mais de 45% em relação à edição anterior do ranking. De acordo com o vice-diretor de Relações Internacionais, Márcio Lara, “o resultado confirma o espaço que a UFLA tem ganhado em parcerias com empresas no desenvolvimento de projetos e para solução de problemas de mercado”.
No pilar “pesquisa”, a Universidade evoluiu 26%, especialmente devido ao aumento do orçamento de pesquisa em função do número de docentes e ao aumento do número de artigos publicados pela Instituição. Associado a esse último fator, foi registrado um crescimento expressivo também no pilar “citação”, com um aumento de 43% na citação de artigos da UFLA. A colaboração internacional nos artigos publicados e o aumento do número de estudantes estrangeiros também possibilitaram o avanço no pilar "perspectivas internacionais".
O ranking mundial Times Higher Education (THE) classifica as universidades de 92 países, com base nos pilares ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Na edição deste ano, foram incluídas 138 novas instituições no ranking, totalizando 1396 instituições classificadas em todo o mundo.