Comunidade acadêmica participa de palestra sobre Saúde Mental na UFLA
Dezenas de pessoas compareceram nesta segunda-feira (13/5) a mais uma ação promovida pelo Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desta vez no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC).
A palestra "Afinal, o que é Saúde Mental?" foi ministrada pelo psicólogo e psicanalista lavrense Diego Luís Silva. O especialista falou sobre aspectos importantes para manter a saúde mental e a importância de conhecer a si próprio para ter foco e conquistar seus objetivos. Diego enalteceu a iniciativa da UFLA ao se preocupar com a saúde metal de sua comunidade. “Ter abertura dentro de uma universidade para discutir temas como este é um exemplo a ser seguido por outras instituições. Esse envolvimento é se mostrar atento às demandas necessárias para nosso dia a dia. Essa preocupação da UFLA com o outro é muito valiosa”, disse.
De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, pensar em saúde mental é também falar em prevenção. “Não é só o adoecimento, é preciso pensar na perspectiva do que é saudável, e isso é uma construção diária com o envolvimento do próprio sujeito em sua saúde, no seu bem-estar e na sua vida. Ficamos felizes de trazer este tema e as pessoas comparecerem.”
Entre jovens, adultos e idosos presentes na palestra, a iniciativa de promover o tema foi bem aceita: "achei extremamente válida a oportunidade que a Universidade nos trouxe. Em meio à rotina, falar e discutir sobre um assunto que muitas vezes passa despercebido é importante, comentou o estudante de medicina Luís Otávio Campos. Já para Ana Luiza Moreira Franco Luiz, também estudante, a palestra serviu para refletir sobre aspectos importantes da vida, como a questão de delegar aos outros o próprio sofrimento. Além disso, segundo ela, o que mais chamou sua atenção foi que muitas pessoas não querem escutar o outro, mas sim competir.
Reportagem : Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig