Projeto da UFLA é contemplado em chamada pública do Instituto Serrapilheira
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve um trabalho contemplado na chamada pública do Instituto Serrapilheira, que buscou identificar pesquisas que fizessem perguntas fundamentais, criativas e audaciosas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática.
Foram 24 trabalhos selecionados que terão o recurso de até R$ 100 mil para desenvolver as suas pesquisas. Participaram da seleção 662 projetos. A avaliação foi feita por cientistas de diversos países.
Na UFLA, o projeto selecionado foi do professor Daniel Furtado Leite, do Departamento de Automática (DAT): Similaridade, Agregação e Aprendizado de Fluxos de Dados Heterogêneos: Em direção a uma Maior Autonomia e Flexibilidade da Inteligência Artificial. De acordo com Daniel, o objetivo da pesquisa é tornar as máquinas mais inteligentes e capazes de lidar e raciocinar a partir de diferentes tipos de incertezas e grandes volumes de dados em tempo real.
O professor explica que o projeto propõe novos métodos para granulação do espaço e do tempo visando o aprendizado autônomo (sem intervenção humana) de máquinas, softwares, dispositivos móveis e robôs. “Os métodos possuem características particulares que os tornam diferentes de quaisquer outros métodos de inteligência artificial. A ideia é acomodar a essência de fluxos de dados heterogêneos (numéricos, intervalares, estatísticos e fuzzy) em uma representação granular compacta”, afirma.
Em junho haverá um encontro presencial dos 24 selecionados para o início dos projetos. Os pesquisadores terão flexibilidade para utilizar os recursos da forma que julgarem mais conveniente para o desenvolvimento das pesquisas. Após um ano, os projetos serão reavaliados e até três poderão receber até R$ 1 milhão, por três anos. O apoio pode ser renovado anualmente. Além do apoio financeiro, haverá treinamentos, workshops e eventos de integração, como o “Encontros Serrapilheira”, realizado anualmente.
Atualmente, Daniel está como pesquisador visitante na University of Ljubljana, Eslovênia
Laboratory of Control Systems and Cybernetics.