Reitor da UFLA recebe título honorífico em São Sebastião do Paraíso devido ao projeto do novo câmpus
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, recebeu da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso a outorga do título de “Cidadão Benemérito Paraisense”. A honraria é um reconhecimento pelo empenho e trabalho realizado para a implantação do câmpus da Universidade no município.
No local, Scolforo enfatizou que fez questão de estar presente, porque o título tem um significado muito relevante. “Ser cidadão benemérito significa ser um ajudador do desenvolvimento da cidade. É uma honra ser reconhecido por algo assim”.
A sessão solene de homenagens foi realizada na quinta-feira (22/11), no Plenário “Presidente Tancredo Neves”, da Câmara. Quem conduziu os trabalhos foi o presidente da Casa, Marcelo Morais. Após a abertura, o secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Luiz de Paula, fez um discurso saudando os homenageados em nome da Câmara. Ele ainda ressaltou a importância da profissão de cada um dos outorgados. Ao todo, 12 personalidades foram agraciadas.
Além do título de “Cidadão Benemérito” concedido a Scolforo, foram outorgados durante a solenidade os títulos de “Mérito Municipal” e de “Cidadão Honorário”. Receberam o título e a Medalha do Mérito Municipal o advogado e historiador Luiz Ferreira Calafiori e o advogado Paulo Marciano da Silva. Já as homenagens de “Cidadão Honorário Paraisense” foram entregues ao comerciante Alfeu Lopes de Miranda; à escritora e poetisa Dalila Mirhib Cruvinel; à analista do SEBRAE Elcília Paulinelli de Oliveira; ao locutor de rodeio e radialista Josnei César Marciano; ao guarda municipal Milton Delfante; ao jornalista Vando da Silva e aos médicos Luciano Constantini, Rachel de Oliveira Costantini e Rodrigo de Lima Russo.
Também recebeu uma medalha de reconhecimento pelos serviços prestados à Câmara de São Sebastião do Paraíso o servidor José Maria Malaguti que, após 30 anos, deixará o Legislativo municipal.
A UFLA em São Sebastião do Paraíso
A ideia de um câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso esteve em discussão na instituição já em 2009, quando foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI/UFLA). O projeto foi então encaminhado ao MEC para avaliação. Em 2016, as negociações sobre a proposta foram retomadas, com uma atualização da proposta e nova avaliação. O projeto foi novamente aprovado pelo Conselho Universitário da UFLA (CUNI) este ano, bem como pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA) e na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Em março, veio a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).