Inscrições para o concurso de fotografias sobre ciência terminam nesta quarta (3/10)
Imagens e informações sobre as pesquisas fotografadas serão divulgadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Termina amanhã (3/10) o prazo de inscrições para o Concurso de Fotografia Ciência em Imagem. As obras, bem como Autorização de Uso de Imagem (se for o caso) e o texto-legenda, deverão ser enviadas ao e-mail dcom@dcom.ufla.br até 3/10. O assunto deverá ser “Ciência em Imagem” e no corpo do e-mail deverão ser acrescidas as seguintes informações: nome do autor, departamento ou órgão da UFLA a que está vinculado, tipo de vínculo (estudante, servidor ou especificar outros), matrícula, nome do projeto de pesquisa a que a foto está relacionada, telefones de contato e nome da obra.
As fotografias inscritas deverão ser acompanhadas de texto-legenda que explique rapidamente os objetivos da pesquisa, resultados (se houver) e descreva o que está retratado na imagem. O texto deve ser de, no máximo, 100 palavras.
Podem participar professores, técnicos administrativos e estudantes em atividade da UFLA, assim como outros pesquisadores que desenvolvem seus estudos na Instituição. As fotografias inscritas devem representar a ciência, a tecnologia ou a inovação, retratando algo representativo relativo a pesquisas em andamento ou já finalizadas na UFLA (neste último caso, é necessário que o autor ainda esteja em atividade na Universidade).
O resultado da seleção e a divulgação das fotos ocorrerão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre 15/10 e 21/10. Até 50 fotos serão selecionadas para integrarem um e-book, a ser publicado pela Editora UFLA. Os autores das três melhores fotos poderão publicar juntamente às imagens um artigo sobre sua pesquisa , em linguagem destinada à comunicação pública da ciência, de até 900 palavras. O artigo deverá ser referente à pesquisa ilustrada pela fotografia selecionada.
A comunidade universitária é convidada a participar, como forma de colaborar para a popularização da ciência, ou seja, para que os temas científicos sejam compartilhados com a população.
Por que popularizar a ciência?
Na UFLA há, atualmente, mais de 1.300 projetos de pesquisa cadastrados, em pelo menos oito áreas de conhecimento, mobilizando professores, estudantes e outros colaboradores. Esse universo de investigação promove avanço no conhecimento, permite a identificação de soluções para problemas práticos e sociais, gera tecnologias e desafia criticamente concepções que precisam ser alteradas para que a humanidade siga seu curso em busca de um mundo melhor.
Pesquisa, em médio ou longo prazo, gera inovação e novos produtos, que têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos. Todo esse processo é financiado pela sociedade e busca, em última instância, atender às demandas dos cidadãos. Se é assim, é necessário que o conhecimento científico possa estar acessível a todas as pessoas, transpondo a linguagem dos periódicos científicos especializados e penetrando no dia a dia, de forma a estabelecer um diálogo com o senso comum, em um processo que pode simultaneamente enriquecer novas pesquisas e diversificar o acervo cultural da sociedade. Faz parte do compromisso público da UFLA trilhar os mais diversos caminhos para compartilhar com a população o produto do trabalho desenvolvido na instituição.
Os projetos de popularização da ciência atualmente em curso na Diretoria de Comunicação da UFLA têm o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Confira todas as informações no regulamento do concurso.