Professor da UFLA é indicado para o Grupo de Assessoramento Técnico
Por convite do Ministério do Meio Ambiente, o professor do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rafael Dudeque Zenni, participou, em Brasília, da oficina de elaboração do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras.
Ao final da oficina, um grupo de especialistas sobre o assunto foi indicado para compor o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Ministério. Como especialista na área, o professor Rafael assumiu uma das vagas no GAT para acompanhar, monitorar e avaliar a execução do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras. A atuação além de técnica, monitorando e avaliando as ações, será também de articulação, para que as ações previstas sejam devidamente implementadas.
Invasões biológicas são uma das principais causas de perda de biodiversidade da atualidade. Como signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica, o Brasil se comprometeu a implementar ações que mitiguem e previnam essas invasões (Resolução Conabio 3/2013). Para atingir esse objetivo, o Ministério do Meio Ambiente criou uma estratégia nacional para espécies exóticas invasoras (Resolução Conabio 7/2018) e instituiu um plano de implementação dessa estratégia (Portaria MMA 3/2018).
Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA.