UFLA na mídia: pesquisa sobre o perfil de cafeicultores do Sul de Minas é destaque no G1 e na EPTV
Um levantamento feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que muitos cafeicultores do Sul de Minas Gerais ainda utilizam pouca tecnologia em suas lavouras. O estudo que analisou o perfil dos cafeicultores da região foi destaque na série “Grão Sagrado” exibido no jornal da EPTV- 2ª edição e G1 Sul de Minas dessa segunda-feira (30/4).
Durante a pesquisa foram entrevistados 179 agricultores em quatro meses. De acordo os dados, pelo menos 20% dos entrevistados disseram que não fazem esse tipo de trabalho anualmente e 33% também não tem o costume de fazer análise foliar.
Segundo a pesquisadora responsável, Angélica Azevedo, “O pequeno produtor, muitas vezes, é um pouco mais complicado para ele ter acesso à essa tecnologia, então é muito importante que órgãos principalmente de pesquisa, como a Ufla, e outras organizações de assistência, como a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) continuem promovendo a disseminação de tecnologias existentes para esses produtores e incentivando que eles busquem, que eles se atentem e procurem introduzi-las em suas propriedades”.
O estudo também apontou que as propriedades e os conhecimentos sobre a cultura são passados de pai para filho, além disso, demonstrou que quem está no campo, também tem amor pelo trabalho.
Veja a matéria na íntegra aqui.
Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.