UFLA integra feira “Saberes e Sabores de Carrancas”, realizada no último sábado (29/11)
Encerrando as atividades do mês da Consciência Negra, membros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) integraram as atividades da feira “Saberes e Sabores”, realizada em Carrancas, Minas Gerais, no sábado (29/11).
O evento contou com stands e oficinas temáticas, como: beleza negra, autocuidado e raízes negras, congado, artesanato, história e culturas dos povos africanos, fotografias de Carrancas, dança circular, colcha de retalhos, recitação de poemas, além de quitandeiras e suas feitorias. Também houve momentos para a construção de uma “árvore do futuro”, para um café compartilhado entre os presentes e para a troca de mudas.
Na oportunidade, estudantes da Universidade procedentes de nações africanas apresentaram suas histórias e aspectos de suas culturas. Cada discente levou apresentações referentes aos seus países de origem - Angola, Gabão, Gana e Moçambique -, o que possibilitou a socialização de suas comidas típicas, danças, músicas, tecidos e roupas, personalidades, línguas e dialetos, política, entre outros. A equipe da UFLA também participou da troca de mudas com espécies cedidas pelo Horto Botânico.
A participação da Universidade ocorreu por meio do projeto “Integração Cultural e Acadêmica: Promovendo a Inclusão de Estudantes Africanos na Comunidade de Lavras e na UFLA”, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), e com participação da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A realização da feira envolveu a Prefeitura Municipal de Carrancas, a Escola Estadual Sara Kubitschek, o Hospital São Vicente de Paulo, o Comitê de Equidade de Carrancas, a Feira Livre de Carrancas, além dos projetos Posiê Arte e Quintal das Artes de Carrancas.
Com informações de Dalila Auxiliadora Garcia de Oliveira


