Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
parcerias institucionais

Avaliação sensorial marca a segunda etapa do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 17 Novembro 2025 11:59 | Última Atualização: Segunda, 17 Novembro 2025 12:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 10 a 14 de novembro, o Centro de Integração Universitária (Ciune) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Nesta fase, dedicada à avaliação sensorial das bebidas, oito provadores oficiais analisaram as amostras classificadas na primeira etapa, realizada em setembro, no Setor de Cafeicultura da UFLA.

O concurso, organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e realizado pela Emater-MG em parceria com a UFLA e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), é um dos principais espaços de reconhecimento da produção mineira de cafés. Após a triagem física inicial, que recebeu cerca de 1.800 amostras das quatro regiões produtoras do Estado, foram selecionados, segundo protocolo SCA, os cafés que alcançaram pontuação superior a 85 pontos. Essas amostras passaram pelo processo de reamostragem e foram encaminhadas para nova rodada de análises, desta veWhatsApp Image 2025 11 17 at 09.38.45 3z com a análise sensorial (prova de xícara).

A engenheira agrônoma Elisa de Melo Castro, coordenadora do projeto de extensão Cafesal, destaca a importância da participação dos estudantes nas duas fases realizadas pela UFLA. “A primeira etapa mobiliza os estudantes para a classificação física. Já na segunda, eles acompanham a dinâmica sensorial, entendendo como os diferentes cafés se comportam na xícara. Essa imersão no universo do café propicia um aprendizado que articula teoria, prática e extensão”.

O coordenador estadual de Culturas da Emater, Sérgio Brás Regina, presente na UFLA durante essa segunda fase do concurso, enalteceu a qualidade das amostras desta edição. “Esse concurso começou dentro da UFLA, uma parceria que vem de longa data. E a gente encerra com chave de ouro, provando excelentes cafés e comprovando o imenso potencial de Minas Gerais. Tivemos cafés acima de 90 pontos com muita frequência, com atributos raros e muito complexos. Finalizamos com êxito e partimos para a etapa final em Belo Horizonte”, considerou.   

A segunda etapa encerra o ciclo de avaliações realizadas na UFLA. A terceira e última fase será realizada em Belo Horizonte, no dia 24/11, também conduzida pela Emater-MG. Já a cerimônia final do concurso está prevista para dezembro, quando serão anunciados o campeão estadual e os vencedores regionais das categorias Café Natural e Cereja Descascado/Despolpado/Desmucilado.

cafe concurso grupo

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção